O mês de outubro é marcado pelo Outubro Rosa, um período dedicado à conscientização sobre…
Como cuidar do cabelo no verão? Confira 7 dicas!
Está chegando o verão e, com ele, a temporada de sol, mar, piscina e de curtir mais ao ar livre: o que é ótimo para reforçar os ânimos e não tão ótimo assim para a saúde capilar. Mas não se preocupe: é possível aproveitar os dias mais quentes do ano e manter os fios em dia!
Siga na leitura deste post que vamos falar um pouco sobre isso e, depois, elencar dicas de como cuidar do cabelo no verão.
Tabela de conteúdo
Verão X Cabelos
Antes de saber como proteger o cabelo dos efeitos do verão, é preciso entender o que exatamente pode acontecer com eles durante o período — e vamos começar pelo sol.
Acredite: não é só a pele que sofre os efeitos negativos da exposição aos raios UV. Ao incidir diretamente sobre os fios de cabelo desprotegidos, o sol acelera a degradação das proteínas capilares e a oxidação. Isso pode fazer com que o cabelo perca a coloração, o brilho e a força.
Além do efeito nos fios, a exposição ao sol sem proteção pode causar queimaduras no couro cabeludo, que, assim como o resto da pele do corpo quando queimada, passa por um processo inflamatório que pode desencadear a queda capilar.
E se você pensa que o sol é o único “vilão” do verão, está enganada! O excesso de sal presente na água do mar e o cloro das piscinas também podem ser bastante prejudiciais aos cabelos. Enquanto o sal promove o ressecamento e o aumento da porosidade dos fios, o baixo pH do cloro os enfraquece e os torna quebradiços.
No caso da piscina, as loiras sofrem ainda um pouco mais, já que a água pode deixar os fios descoloridos com um tom esverdeado. Por conta disso tudo, é muito importante saber como cuidar do cabelo no verão e protegê-lo durante seus passeios.
Como cuidar do cabelo no verão?
Agora que você conhece os efeitos negativos, saiba que não precisa deixar de aproveitar o verão só para proteger o cabelo: é só seguir as dicas abaixo para curtir uma das temporadas mais queridas do ano!
1. Reforce a hidratação dos fios
A hidratação é uma fase importante da rotina de cuidados capilares, que, idealmente, deve ser realizada pelo menos uma vez a cada 15 ou 30 dias (dependendo do tipo de cabelo). No verão, no entanto, seja por causa do sol em excesso ou por conta do contato frequente com a água do mar e da piscina, é preciso intensificar a hidratação.
Máscaras e ampolas costumam ser grandes aliadas dessa tarefa, e o ideal é utilizá-las no mínimo uma vez por semana e sempre que o cabelo for exposto ao mar ou à piscina, para que os fios se recuperem da desidratação e se mantenham macios e brilhantes.
2. Beba bastante água!
A hidratação do corpo também se reflete nos fios — e por isso o consumo de água também deve ser intensificado nos dias mais quentes. Via de regra, mire em beber pelo menos os dois litros diários indicados de água e preste atenção redobrada aos sinais do seu corpo. Sentir sede já significa que o corpo está desidratado, então não espere essa sensação: antes dela aparecer, beba água!
A propósito, você sabia que pelo menos ¼ do peso do seu fio de cabelo é água? Esse ingrediente tão importante participa de todos os processos do nosso corpo e, nesse caso, trabalha ajudando a manter os fios mais saudáveis e brilhantes.
Se você tem mais dificuldade de gerenciar esse hábito tão importante, recomendamos o nosso post com dicas de aplicativos de bem-estar. Lá você encontra uma sugestão de app que te avisa que é hora de beber água!
3. Evite banhos quentes
A água quente deve ser evitada diretamente nos cabelos ao longo de todo o ano, mas no verão é ainda mais importante se atentar a isso. As altas temperaturas da água não só ressecam o couro cabeludo como prejudicam os fios de cabelo de diversas formas.
Os banhos muito quentes impactam no equilíbrio das glândulas sebáceas da região, aumentando a produção de oleosidade. Além disso, eles estimulam a abertura da cutícula dos fios, o que acelera a perda de nutrientes e promove ressecamento, quebras e frizz.
Ao lavar os cabelos, portanto, prefira as temperaturas mornas e finalize a lavagem com jatos frios, responsáveis por fechar as cutículas novamente e garantir a maciez e o brilho.
4. Use produtos capilares com fator de proteção solar
Da mesma forma que utilizamos protetor solar na pele para criar uma barreira contra a incidência direta dos raios UV, é recomendado que façamos o mesmo com os cabelos. Já existem inúmeros produtos capilares com fator de proteção solar que são essenciais para manter o cuidado com os fios no verão.
O protetor solar no cabelo age criando uma barreira nos fios que reduz os efeitos da exposição ao sol. Por conta disso, eles são recomendados para diminuir o ressecamento dos fios, problemas com desbotamento e as quebras.
5. Utilize chapéus ou bonés ao sair no sol
Proteção nunca é demais, não é mesmo? Além dos produtos com fator UV, as barreiras físicas também fazem uma boa diferença. Portanto, outra dica é abusar do uso de chapéus e bonés, que são grandes aliados tanto para proteger quanto para o estilo. Evite sair sem eles, principalmente se a exposição ao sol for por muito tempo e nos horários em que ele é mais intenso.
6. Reduza o uso de secadores, chapinhas e babyliss
Não são só as altas temperaturas do sol e do chuveiro que danificam o cabelo. Secadores, chapinhas e babyliss também aceleram o ressecamento dos fios, o que já se intensifica no verão.
Que tal aproveitar a leveza da estação para deixar os cabelos secarem mais livremente? Caso seja realmente importante usar os aparelhos, o ideal é reforçar a utilização dos produtos com proteção térmica.
7. Lave os cabelos pós-piscina/mar
E é claro que os cuidados com o cabelo na praia não podem se resumir ao antes e ao durante. Depois de aproveitar um longo dia de verão no mar ou na piscina, lave bem os cabelos com água doce e sem cloro. Na verdade, o ideal é que essas lavagens aconteçam até mesmo entre um mergulho e outro.
Sabe aquele dia que a gente passa inteiro na praia? Pois bem: faça o possível para encarar uma chuveirada de água doce sempre que sair do mar, para que o cabelo não seque com sal. As lavagens são parte fundamental dos cuidados com o cabelo pós-praia.
Agora que você já sabe como cuidar do cabelo no verão, pode aproveitar toda a energia da estção enquanto preserva a saúde das madeixas! Se você gosta deste tipo de conteúdo, não deixe de se inscrever na newsletter da CCM para receber nossas dicas direto em sua caixa de entrada. É só preencher o formulário abaixo!
Este artigo tem 0 comentários