O mês de outubro é marcado pelo Outubro Rosa, um período dedicado à conscientização sobre…
Se joga na água: benefícios e dicas de atividades aquáticas
Nos dias de calor, muitas vezes a melhor solução para não bater a preguiça na hora de praticar exercício físico é se jogar na água — literalmente! As atividades aquáticas envolvem uma série de benefícios para a saúde, além de proporcionarem bem-estar, conforto e refrescância.
Continue a leitura para entender um pouco mais sobre o assunto e conferir oito possibilidades de esportes na água!
Tabela de conteúdo
Benefícios das atividades aquáticas
As atividades na água costumam ser bastante prazerosas e trazer forte sensação de relaxamento. Isso não é coincidência: os músculos ficam mais relaxados quando o corpo está na água, o que impacta positivamente tanto no físico quanto no emocional.
Os exercícios na água também melhoram o condicionamento físico, promovem o fortalecimento muscular e são uma excelente opção de atividade aeróbica. Você pode ter a impressão de que faz menos esforço para se movimentar na água, mas essa é, de fato, apenas uma sensação, porque o gasto calórico em uma hora de atividade aquática é muito maior do que em uma hora entre aparelhos na academia.
O risco de lesão em atividades físicas na água é baixíssimo, já que o impacto sobre as articulações é bem menor do que em outros esportes, o que faz com que elas sejam indicadas com menos restrições (a idosos e gestantes, inclusive) e costumam ser recomendadas para aqueles que estão em recuperação de lesões.
Os exercícios físicos na água também são muito benéficos para pessoas com problemas respiratórios, ajudando a diminuir as crises de falta de ar. Além disso, o controle da respiração necessário a essas práticas contribui para aliviar a ansiedade.
Confira 8 opções de atividades na água
Se até esse momento momento do texto você só conseguiu imaginar a natação ou a hidroginástica, siga na leitura que apresentaremos, além destas, outras opções bastante interessantes de como fazer exercício na água.
1. Natação
Considerado um esporte completo por trabalhar todos os grupos musculares, a natação é perfeita para quem busca condicionamento físico e perda calórica. A atividade também melhora as condições do sistema cardiorrespiratório, a postura, a coordenação motora e o equilíbrio muscular.
Por oferecer baixo risco de lesão e promover o relaxamento dos músculos, o esporte é indicado para pessoas de todas as idades, inclusive gestantes.
2. Hidroginástica
Apesar de ter um ritmo mais tranquilo, a hidroginástica não fica para trás em termos de benefícios à saúde e ao corpo. O esporte, que costuma ser indicado a idosos, gestantes e pessoas que estão se recuperando de lesões, melhora o condicionamento físico e a capacidade aeróbica, e confere resistência cardiorrespiratória.
É uma ótima opção, também, de exercício na água para quem não sabe nadar ou, até mesmo, tem medo — já que ajuda na adaptação com o meio aquático.
3. Hidrojump
Já que o gasto calórico nas atividades aquáticas é maior, que tal transferir um exercício aeróbico intenso para dentro da piscina? Assim como o jump convencional, o hidrojump é praticado em pequenas camas elásticas e o aluno realiza movimentos de saltos, trotes e chutes.
Além da melhora no condicionamento físico e da perda calórica, essa versão aquática do esporte melhora a circulação sanguínea e reduz o inchaço corporal.
4. Aqua Zumba
E falando em atividades aeróbicas na água… que tal dançar? Sim! É possível! A zumba é bastante conhecida por ser uma modalidade de dança de alta intensidade e gasto calórico, e sua versão aquática, além de ser igualmente divertida, é uma ótima opção para melhorar o condicionamento físico.
Quem prefere evitar atividades mais agitadas no verão, por conta do calor, não tem mais desculpas depois que a zumba caiu na água!
5. Polo aquático
Se você prefere esportes coletivos, tem opção também! O polo aquático é uma espécie de handebol dentro da piscina, no qual as equipes, compostas, em geral, por sete jogadores, devem marcar gols para vencer.
A bola pode ser conduzida por qualquer parte do corpo do jogador, exceto pelas duas mãos ao mesmo tempo e não se pode, é claro, mantê-la escondida embaixo da água, puxar ou empurrar os adversários.
6. Biribol
E para as apaixonadas por vôlei… tem opção na piscina também! O biribol é um esporte aquático com rede, disputado entre equipes compostas por quatro jogadores. Assim como no vôlei, os times podem dar até três toques na bola antes de passá-la para o campo adversário, e os pontos são marcados quando a bola vai para fora da piscina ou cai na água.
7. Surf
Chegou a hora de sairmos da piscina e procurarmos águas um pouco mais turbulentas! O surf é considerado um esporte de aventura, e é praticado na superfície da água com uma prancha com a qual se faz manobras.
É um esporte mais ousado que todos os indicados até então e exige muito mais cuidado com a segurança, bem como habilidades prévias, como a de saber nadar. Para começar a surfar é preciso buscar aulas de natação primeiro e, é claro, um instrutor adequado que vai te oferecer segurança nos primeiros contatos com o mar.
8. Stand Up Paddle
O Stand Up Paddle, por sua vez, é bastante parecido com o surf, mas conta com o uso de remos para a execução das manobras. Neste esporte, que também é de aventura, o praticante fica em pé em cima da prancha, que possui design um pouco diferente da utilizada no surf. O exercício trabalha o corpo todo e é excelente para melhorar a resistência cardiorrespiratória, mas também deve ser praticado com muita instrução, segurança e responsabilidade!
Exercícios tranquilos e mais intensos, esportes individuais e coletivos, dança e aventura: agora que você já conhece opções de atividades aquáticas para todos os gostos, só não dá para ficar de fora dessa!
Se você gostou do nosso conteúdo e deseja recebê-lo automaticamente em sua caixa de entrada, é só se inscrever na newsletter da CCM preenchendo o formulário abaixo!
Este artigo tem 0 comentários