skip to Main Content

Benefícios da aula de dança: saiba mais a respeito

Benefícios Da Aula De Dança Imagem Destacada

Se você quer praticar um exercício físico dinâmico que, ainda por cima, ajuda a melhorar a autoestima e desenvolver consciência corporal, chegou a hora de conhecer todos os benefícios da aula de dança. Para entender mais sobre o assunto e conferir dicas de como começar a praticar, é só seguir na leitura do post.

Trabalha a conscientização corporal

Consciência corporal é a capacidade que uma pessoa tem de entender o próprio corpo, suas limitações e, também, as possibilidades de execução de movimento. Ao longo do nosso dia, são inúmeras as movimentações que realizamos com diversos membros do corpo — e pouco paramos para pensar sobre elas. 

Como a dança é uma arte que utiliza o corpo como linguagem, praticá-la é treinar a consciência corporal para encontrar melhores possibilidades de movimento e descobrir, também, como realizá-las com cada vez mais precisão.

Mulher dançando ballet
A prática da dança promove uma maior consciência corporal.

2. Ajuda a tonificar o corpo e queimar calorias

A aula de dança é um exercício aeróbico bastante potente, que trabalha diversos grupos musculares do corpo ao mesmo tempo, além de demandar concentração e atenção à coordenação motora. Tudo isso faz com que essa seja uma atividade intensa e que promove a queima calórica.

Se a sua busca para a atividade está muito direcionada para a perda de peso, é interessante voltar o olhar para tipos de dança mais agitadas, como a zumba e a boate class — mas sobre isso falaremos melhor adiante.

3.  É uma oportunidade de socialização

A menos que você escolha fazer uma aula de dança particular, essa é uma atividade coletiva que costuma trazer muitos benefícios relacionados à socialização e, ainda, é uma oportunidade para conhecer novas pessoas. A descontração do momento é muito propícia para o convívio social e o resultado do trabalho é melhor quando todos estão trabalhando juntos e se ajudando na superação das dificuldades.

Benefícios da aula de dança - socialização
Aulas de dança são excelentes oportunidades para socialização.

4. Combate depressão e ansiedade

Como qualquer outra atividade física, a dança estimula o cérebro a liberar serotonina, neurotransmissor responsável por promover sensação de alívio, relaxamento e bem-estar — o que por si só já ajuda a reduzir sintomas incômodos de ansiedade e depressão e aliviar o estresse cotidiano.

Além disso, no entanto, a dança ainda promove o autoconhecimento e melhora a autoestima, que também são grandes aliados para a melhora da saúde emocional como um todo.

5. Pode ser praticada por pessoas de qualquer idade

A dança é uma atividade extremamente democrática, que pessoas de qualquer idade podem praticar — desde crianças bem pequenas até idosos! O mais importante é não ter medo e nem vergonha de errar e, por meio do autoconhecimento, reconhecer os próprios limites e entender até onde é possível chegar.

Existem pessoas, é claro, que praticarão a atividade com o objetivo de se especializar, profissionalizar e até mesmo competir, mas o melhor de tudo é que esse não precisa ser o seu caso. O objetivo de praticar uma atividade pode ser, somente, movimentar o corpinho e curtir o momento, e está liberado dançar mesmo que você não tenha qualquer pretensão além dessa!

Senhora em uma aula de dança
Pessoas de qualquer idade podem dançar!

Conheça alguns diferentes tipos de dança

Agora que você já sabe sobre os principais benefícios de praticar dança, conheça alguns diferentes tipos para descobrir qual é o que tem mais a ver com você.

Zumba

A zumba é um tipo de dança fitness criado com base, principalmente, nas danças latinas, e mistura movimentos ritmados a exercícios de treino cardiovascular, o que faz com que o método seja muito comumente trabalhado em academias.

Essa modalidade de dança é ideal para quem busca algo mais agitado e que promova intenso gasto calórico. 

Jazz

O estilo de dança conhecido como jazz nasceu nas comunidades negras dos Estados Unidos, no início do século 20. Com o passar do tempo, ele foi ganhando espaço e profissionalização e se difundindo cada vez mais entre os meios artísticos.

As aulas de jazz trabalham intensamente o alongamento, a força muscular e a concentração motora, e costumam ser bastante divertidas e atuais. 

Ballet

O ballet é uma dança bastante complexa, que demanda um enorme equilíbrio entre a precisão e a fluidez do movimento. Para isso, os treinos são muito voltados para a conscientização corporal, o controle e a força.

As aulas de ballet são ideais para quem busca trabalhar postura, alongamento, força, consciência corporal, concentração e disciplina. 

Benefícios da aula de dança - ballet
O forte das aulas de ballet são o desenvolvimento de conscientização corporal e disciplina.

Dança de salão

Quem nunca foi numa festa e se admirou ao assistir alguém dançando um belo forró? Pois saiba que o forró é uma dança de salão! Esse tipo de aula contempla diversos ritmos que vão desde o já citado até experiências como o tango, o bolero, a valsa e o samba de gafieira.

Dentre todos os tipos de dança citados, essa modalidade é a que é mais voltada para a socialização, já que, em geral, é praticada em duplas.

Dicas para quem está começando

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o assunto, apostamos que está ansiosa para começar suas aulas — mas… afinal, por onde começar? 

Bom, o primeiro passo é escolher o estilo de dança que tem mais a ver com sua personalidade e com os objetivos que você procura. Pode ser que seja fácil optar após ler um pouco sobre as opções disponíveis, mas a verdade é que nem sempre as coisas são tão óbvias assim e é pensando nisso mesmo que a maioria das escolas e academias oferecem aulas experimentais, para que você possa testar e descobrir na prática.

Pessoas em uma aula de dança
Se está em dúvida de qual tipo de dança tem mais a ver com você, procure academias que ofereçam aulas experimentais e teste!

Além de definir o tipo de dança, é preciso testar o seu nível: aulas muito difíceis ou fáceis demais são bastante desestimulantes e, por isso, o ideal é que você encontre uma turma que te ofereça desafios adequados de acordo com suas capacidades atuais. 

Se você nunca praticou a modalidade na vida, muito provavelmente entrará automaticamente em alguma turma de iniciante. Se já tem alguma experiência prévia, no entanto, pode ser que a academia/escola sugira um teste para entender o seu nível.

Depois de tudo escolhido, antes de começar é preciso alinhar e ter consciência tanto dos seus objetivos quanto das suas expectativas e lembrar sempre que o mais importante é realizar uma atividade física e se divertir!

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de ir para a aula com a roupa adequada! O corpo precisa de liberdade de movimento para dançar, então é preciso garantir vestimentas confortáveis e alinhadas com o objetivo da prática. Danças como o ballet possuem códigos mais rígidos, exigindo collants e meias-calças. Aulas como a da dança de salão, por sua vez, podem demandar saias esvoaçantes que complementem o movimento. 

De maneira geral, qualquer atividade física precisa de uma roupa confortável e de qualidade, que jogue a favor do seu corpo, e não contra — e isso você encontra na CCM, marca que une criatividade, conexão e movimento. Para navegar por todas as nossas opções de moda fitness e casual, é só clicar no banner abaixo.

Banner loja CCM

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar