skip to Main Content

Melhore sua flexibilidade! 7 alongamentos para fazer em casa

Mulher Fazendo Alongamentos Em Casa

Os alongamentos para fazer em casa são essenciais para quem pratica atividade física regularmente, mas também para as pessoas que não são ativas e procuram formas de manter a flexibilidade e a mobilidade do corpo.

Alongamentos em geral, além disso, são o primeiro passo ideal para quem quer sair do sedentarismo e prevenir dores nas articulações e na coluna, por exemplo. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas de alongamentos para fazer em casa que vão te ajudar a manter a saúde em dia. Para saber mais sobre cada um deles, continue a leitura!

Por que fazer alongamentos em casa?

Adotar práticas de autocuidado é uma etapa fundamental para manter em dia a saúde do corpo e da mente. Os alongamentos, especificamente, são uma série de exercícios fáceis e rápidos para incorporar na rotina. Em poucos minutos, você com certeza vai se sentir melhor e mais revigorada para fazer suas atividades e obrigações.

E quando fazer alongamentos em casa? Bons períodos são logo ao acordar pela manhã, no intervalo do almoço ou à noite. E se você pratica alguma atividade física, como corrida ou musculação, é ideal trabalhar a mobilidade antes e depois do treino.

banner e-book sobre yoga da CCM

Dicas gerais sobre como fazer alongamento em casa

Antes de conferir alongamentos específicos para fazer em casa, é bem importante ter algumas questões em mente para evitar acidentes indesejados. Isso porque, da mesma forma que praticar exercícios físicos sem atenção aos movimentos e à carga pode causar lesões, alongar-se inadequadamente pode acabar resultando em mais problemas do que benefícios.

Por isso, antes de começar a se alongar em casa, tenha sempre em mente que, a cada alongamento, é preciso:

  • Se você nunca teve o hábito, começar com alongamentos para iniciantes;
  • Fazer os alongamentos com calma, sem movimentos bruscos;
  • Concentrar-se na ação realizada e sentir o músculo que está sendo alongado;
  • Inspirar e expirar profundamente durante todos os exercícios;
  • Respeitar os limites do seu corpo.

Com essas dicas, você está pronta para se alongar em casa com qualidade e segurança!

alongamentos para fazer em casa e relaxar
Comece a se alongar em casa para se sentir mais revigorada!

Alongamentos para os membros inferiores

Alguns alongamentos simples para membros inferiores são o suficiente para garantir a mobilidade e a flexibilidade do seu corpo! O primeiro deles é muito fácil e ideal para alongar a parte posterior da perna.

Basta você se sentar em um tapete ou colchonete, esticar as pernas e tentar alcançar a ponta dos pés. Se sua amplitude de movimentos estiver comprometida, você pode manter as mãos no ar e, a cada dia, tentar estender um pouco mais, ou apoiá-las nos tornozelos. Lembrando sempre que é preciso entender e respeitar os limites do seu corpo!

Além disso, você pode experimentar outras alternativas para fazer o alongamento, como flexionar uma das pernas e tentar alcançar a ponta do pé contrário, alternando os membros. E se mesmo assim sentir muita dificuldade, que tal investir em uma mini band para te ajudar a realizar os exercícios?

Em todo caso, é importante não dobrar os joelhos da perna que está sendo alongada e permanecer na posição por, pelo menos, 30 segundos. Para voltar à posição inicial, retorne com calma, sentindo a coluna desdobrar.

mulher fazendo alongamentos em casa para os membros inferiores
Alongar os membros inferiores pode ser muito simples e melhora a mobilidade e o rendimento nos treinos!

Para a parte anterior das pernas, um bom alongamento é ficar em pé, com um braço apoiado em uma parede, caso você precise de uma ajuda com o equilíbrio, e puxar uma das pernas para trás, permanecendo 30 segundos nessa posição e, passado esse período, trocando de lado. Você também pode realizá-lo deitada no chão, preferencialmente sob um tapetinho de yoga.

mulher deitada no chão fazendo alongamento para as pernas
Faça alongamentos em casa e observe sua flexibilidade e mobilidade melhorar muito!

Para a parte interna da coxa, um bom alongamento é agachar com as duas pernas juntas, as duas mãos no chão e, depois disso, esticar uma das pernas lateralmente, mantendo a coluna ereta. Depois de 30 segundos nessa posição, você pode trocar de lado.

mulher alongando a parte interna da coxa
Exemplo de alongamento para os membros inferiores.

Alongamentos para os membros superiores

Assim como no caso dos membros inferiores, o alongamento de superiores pode ser simples e rende ótimos resultados!

O primeiro deles é para mãos e punhos. Basta esticar os braços para a frente e puxar a ponta dos dedos primeiro para baixo e, em seguida, para cima. Para cada movimento, o ideal é manter a posição por 30 segundos, alternando os lados.

Para a parte posterior do braço, um dos alongamentos mais efetivos é levantar os dois braços para cima e puxar o cotovelo com as mãos, permanecendo na posição também por 30 segundos.

mulher alongando os braços
Os alongamentos para membros superiores são simples e muito tranquilos para fazer em casa!

Alongamentos para coluna e tronco

Para quem sente dores crônicas na lombar ou faz exercícios com frequência, alongar a coluna é bem importante, para aliviar as tensões e impedir o agravamento das lesões.

Para alongar o tronco, a posição do balasana, também conhecida por posição da criança, é excelente! É só se ajoelhar no chão sob um tapete ou colchonete, sentar nos joelhos e flexionar o tronco para frente, esticando os braços até onde é possível.

alongamentos para fazer em casa para a coluna
A posição do balasana é excelente para alongar a coluna.

Outra ótima maneira de alongar a região é sentar de pernas cruzadas, colocar a mão esquerda no lado direito da cintura e esticar o braço direito para a direção oposta, passando-o por cima da sua cabeça. Assim como os demais exercícios mencionados, o ideal é permanecer na posição por, pelo menos, 30 segundos. Não se esqueça de repetir o movimento para o lado contrário também!

alongamentos para fazer em casa para o tronco
Faça alongamentos para as costas em casa e evite dores lombares!

Se você ficou em dúvida sobre algum dos alongamentos mencionados acima e quer acompanhar uma rotina completa, o vídeo do canal Thali na rotina mostra um treino rápido de 12 minutos para você começar em casa, dá só uma olhada:

Para aproveitar os benefícios do alongamento, experimente fazer os exercícios mencionados pelo menos três vezes na semana. Se você pratica atividades físicas regularmente, como mencionamos, o ideal é fazer essa rotina antes e depois dos seus treinos.

Se você está pronta para adotar novos hábitos saudáveis e, além de praticá-los, quer acompanhar a sua evolução, aproveite para baixar gratuitamente o tracker de hábitos da CCM e incluir o alongamento na sua rotina. Basta clicar no banner abaixo!

banner tracker de hábitos CCM

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar