skip to Main Content

Como começar a treinar na academia? Confira 7 dicas

Como Começar A Treinar

Quem nunca prometeu a si mesma “esse ano eu começo a fazer academia” que atire o primeiro halter. A vontade de se exercitar regularmente, ganhar mais massa magra e definir o corpitcho, fala alto para muitas, mas, algumas vezes, não tão alto a ponto de realmente servir como estímulo para fazer a matrícula, e dá para entender o porquê.

Para muitas pessoas, o ambiente da academia é sinônimo de chatice, obrigação, comparações e desistências, mas acredite: o caminho pode ser diferente. Neste post, reunimos algumas dicas de como começar a treinar na academia — com sucesso!

1. Escolha a academia analisando as suas prioridades

Se você mora em uma cidade grande, só o fato de escolher a academia já pode parecer uma tarefa complicada. É mais ou menos quando a gente abre a plataforma de streaming e dá de cara com tantas opções de séries, filmes e documentários que não consegue decidir e acaba saindo sem assistir nada.

Para te ajudar nessa primeira decisão, nossa sugestão é o autoconhecimento: analise suas prioridades. Se for mais fácil, coloque-as no papel e ordene sua importância.

Pode ser que, neste momento da sua vida, o que mais importa é a praticidade e, se esse for o caso, a localização faz toda a diferença. Seja perto do seu trabalho ou da sua casa, o que conta aqui é escolher uma academia à qual você pode ir sem precisar perder tempo com deslocamento. 

Outra prioridade, por outro lado, pode ser a mensalidade. Dependendo do dinheiro que você tem para investir nesse momento, vale pesquisar as opções com o melhor custo-benefício, mesmo que ela seja um pouco mais distante (nesse caso, leve em consideração no cálculo os gastos com deslocamento) ou tenha um pouco menos infraestrutura.

Falando em infraestrutura, pode ser que essa seja a parte que mais conte para você. Aparelhos modernos, com manutenção em dia e em grande quantidade, para que não seja preciso revezar, fazem muita diferença na experiência, assim como a limpeza, a iluminação e a climatização do ambiente. Se esse conforto for a sua prioridade, leve-o a sério: seu bem-estar no espaço fará toda a diferença no êxito da sua jornada na academia.

como começar a treinar
Se infraestrutura é importante para você na academia, analise a qualidade dos equipamentos e do ambiente.

Por fim, talvez o atendimento seja mais relevante para você. Profissionais solícitos e instrutores sempre à disposição para tirar suas dúvidas e alterar os treinos podem ser essenciais para quem nunca frequentou a academia e se sente perdido no espaço. 

Depois de analisar todos esses pontos e escolher a sua academia, é hora de começar a treinar!

2. Comece aos poucos e crie seu ritmo

Não é nada incomum que as pessoas criem vontade de começar a academia e queiram aproveitar esse gás inicial para “começar com tudo”, e essa nunca é uma boa ideia. O seu corpo precisa se acostumar aos poucos com a prática dos exercícios físicos. 

Levantar do sofá, de uma hora para outra, para malhar por horas todos os dias é a receita certa para se exaurir, estressar os músculos e, é claro, ficar muito frustrada com tudo isso e acabar desistindo. 

Fuja desse ciclo! Comece com calma, respeitando seu corpo e seus limites e deixe claro para o instrutor que vai bolar o seu treino que você está apenas começando: nada de mentir para receber recomendações mais intensas. 

Ao definir sua frequência de treinos, deixe sempre um dia de pausa entre dois treinos, para que seu corpo tenha tempo de se recuperar da fadiga e das dores musculares que certamente aparecerão nesse primeiro momento. 

Lembre-se: não deixe a ansiedade te dominar, pois é começando com calma que se vai longe. 

3. Esqueça quem está em volta — compare-se com você

As comparações são outro grande fantasma de quem não gosta de academia. Sempre vai ter alguém “mais sarado” que você, correndo em alta velocidade enquanto você se esforça para caminhar ou levantando 30 quilos enquanto você levanta dois. Lembre-se de que você não conhece a jornada dessas pessoas, você conhece a SUA. 

como começar a treinar na academia
Como treinar na academia de forma mais saudável: compare-se apenas com você mesma.

Faça o exercício de apagar o que está em volta e se comparar apenas com você mesma. Acredite: não vai demorar muito para que você comece a evoluir e perceba, satisfeita, que definiu mais as pernas após alguns meses, conseguiu aumentar a velocidade da esteira e o peso dos halteres. 

4. Peça aos instrutores por treinos que te estimulem

Treino de academia não é tudo igual! Os tipos de aparelho e, até mesmo, a ordem, podem fazer bastante diferença no seu bem-estar e, consequentemente, no estímulo para treinar. Se é sua primeira vez, é muito provável que você ainda não tenha conhecimento sobre os aparelhos para entender quais gosta mais ou menos, mas, calma, depois das primeiras semanas fica mais fácil descobrir isso.

Há quem prefira, por exemplo, fazer todos os aparelhos de braço em um dia e todos os de perna no outro, enquanto muitos acham mais agradável mesclá-los em todos os treinos. 

Preste atenção na sua satisfação com os treinos para entender suas preferências e peça por séries de exercícios que te deixem mais estimulada. 

5. Leve fones de ouvido — eles serão seus grandes aliados

Não abra mão de acessórios que podem fazer você se sentir mais estimulada e confortável! Os fones de ouvido são os melhores amigos de quem malha na academia (e eles ainda te ajudam a focar mais em você e menos no que está em volta). 

Aproveite esse momento para ouvir suas playlists favoritas ou, até mesmo, aquele episódio novo do seu podcast do momento

Dica: as batidas das músicas mais animadas podem até te estimular mais na hora do exercício. 

como começar a treinar na academia
Para malhar na academia com mais estímulo, não se esqueça dos seus fones de ouvido.

6. Observe os resultados de perto e os transforme em motivação

Não deixe de acompanhar sua evolução e utilizá-la como motivação para seguir nos treinos — acredite, os resultados começam a aparecer mais rápido do que você imagina, e eles são bastante amplos. 

O exercício físico faz muito bem para a saúde mental, ajudando a aliviar sintomas de depressão e ansiedade, além de te fazer se sentir mais bem disposta e com mais energia. O sono também é muito positivamente impactado, já que as atividades físicas deixam o corpo mais relaxado. 

O resultado também certamente aparecerá na sua resistência física. É delicioso perceber que você consegue caminhar com ritmo e sem ficar esbaforida, bem como levantar aquele peso que duas semanas antes parecia impossível.

Por fim, a evolução também aparecerá no seu corpo por meio da definição dos músculos, da perda de gordurinhas e do aumento da massa magra. Sinta cada um desses avanços como um incentivo para que você continue!

7. Monte looks que te inspiram

Mais uma vez: tudo o que te estimula é bem-vindo. Se você é da turma que não perde a oportunidade de montar um bom look, saiba que as roupas de academia também podem brilhar — e muito! 

Caso se vestir bem te faça feliz, utilize isso a seu favor na hora de malhar. Escolha seus looks de academia com carinho, compre peças com suas estampas favoritas e não abra mão da qualidade: conforto e liberdade de movimento são fundamentais para o seu bem-estar ao longo do treino. 

A CCM pode te ajudar nesse processo. Somos uma marca cheia de conexão, criatividade e movimento que está pronta para te acompanhar em todos os momentos e mostrar como ser fitness com estilo! Novas coleções são lançadas com frequência, de acordo com as mais novas tendências, e produzidas com muita qualidade. É só clicar no banner abaixo para conferir!

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar