skip to Main Content

Ansiedade e alimentação: entenda a relação

Sabia que a ansiedade tem tudo a ver com a alimentação? A Mariana, Nutricionista graduada pela UFRJ e pós graduanda em Nutrição Esportiva na USP, explica um pouco mais nesse post.

A ansiedade pode ser entendida como um excesso de emoções e pensamentos que traz sentimentos negativos. Na tentativa de aliviá-los, algumas pessoas utilizam meios de compensar, como a alimentação, por exemplo.

Nesses casos, a pessoa acaba comendo em grandes quantidades e em um curto espaço de tempo. Muitas das vezes esses alimentos são de baixa qualidade nutricional e com níveis altos de gordura, açúcar e calorias.

Seu padrão alimentar e estilo de vida podem ser diretamente relacionados à produção de neurotransmissores, responsáveis pelo humor e melhores conexões cerebrais. Ou seja, uma alimentação desbalanceada piora os sintomas relacionados à saúde mental, como ansiedade e depressão.

Quer ter um estilo de vida mais saudável e uma alimentação equilibrada para melhorar sua saúde? Então anota essas dicas!

Emoção não assumida, vira comida.

Entender suas emoções e observar como isso influencia seu comportamento alimentar é indispensável. Quando estamos em contato com uma vontade urgente de comer, podemos estar lidando com a fome emocional. Mas é importante ter cautela. Esteja em contato com as suas emoções e procure outras válvulas de escape na sua rotina que não seja comida!

Cuide da sua alimentação! O ômega 3 é um ótimo aliado.

O ômega 3 é encontrado na sardinha, salmão, linhaça, nozes, entre outros alimentos. Ele atua como um anti-inflamatório e age também na saúde cerebral. Portanto, um bom consumo de ômega 3 pode levar à redução de marcadores inflamatórios. Seu consumo também está associado positivamente com a redução de sintomas da ansiedade e depressão.

Já ouviu falar do triptofano?

O triptofano é um aminoácido essencial. Ele participa da produção de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pelo controle do humor. Consuma alimentos como leite, ovos, carnes, frutos do mar, cereais integrais, batata, couve-flor, berinjela, soja, banana, kiwi, brócolis, tomates e nozes. Isso porque eles contêm triptofano e podem ajudar a melhorar sua saúde física e mental.

Reduza o consumo de alimentos industrializados

Uma alimentação com alto consumo de alimentos industrializados pode levar a uma série de problemas de saúde. Pode também ter influência em alterações emocionais, como ansiedade e depressão. Isso porque esses alimentos possuem poucos nutrientes e contêm um alto teor de açúcar e gordura.

Mariana Marini, Nutricionista graduada pela UFRJ e pós graduanda em Nutrição Esportiva na USP.
Mariana Marini, Nutricionista graduada pela UFRJ e pós graduanda em Nutrição Esportiva na USP.

Além da importância de acompanhamento multiprofissional – com psicólogo, psiquiatra e nutricionista – a alimentação pode ser uma das estratégias para redução dos sintomas de diferentes níveis de ansiedade.

Foi através da nutrição que me aproximei de um estilo de vida mais saudável, me conectei mais com o meu corpo e passei a valorizar o autocuidado. Hoje, a nutrição e o esporte fazem parte de quem eu sou. Eu realmente acredito em uma nutrição leve, afetuosa e inclusiva.

Vamos juntos nessa jornada?

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar