skip to Main Content

O que é body neutrality e como participar do movimento?

Os movimentos de aceitação corporal vêm recebendo atenção em um período no qual a obsessão pelo corpo perfeito levanta debates importantes. O body neutrality é um movimento que surgiu para questionar abordagens que pregam o amor ou ódio extremo à própria fisionomia.

Siga na leitura deste texto para entender melhor sobre esse movimento e qual a sua relevância para a discussão a respeito de biotipos corporais

O que é body neutrality?

Traduzido como neutralidade corporal, esse movimento surgiu em 2015, mas foi somente quatro anos depois que veio à tona com a norte-americana Anne Poirier. Ela começou a dar palestras sobre o tema em uma clínica em Nova Iorque especializada em distúrbios alimentares

O body neutrality é caracterizado pela aceitação do corpo como ele é e o que ele pode fazer. Ao invés de focar na imagem corporal, ele olha as habilidades e as características não físicas. 

Por que reclamar das estrias e celulites se você pode agradecer que seu corpo te permite fazer as coisas que ama? 

Uma importante lição que o movimento passa é a gratidão pelo que você tem. Dizer a si mesma no espelho: “Obrigada pelo corpo que gerou meu filhos” ou “essa blusa ficou ótima nos meus braços” colaboram no processo de aceitação. Não é necessário aceitar tudo e nem ficar obcecada em mudar, mas, sim, perceber nos pequenos detalhes o quanto você é bonita do seu jeito. 

Body neutrality é sobre reconhecer o que você mais gosta no seu corpo.

Body positivity vs. body neutrality

O body positivity é a visão positiva de como seu corpo é, independentemente de tamanho, cor, curvas ou qualquer outra característica. Nesse sentido, não importa quais são os padrões impostos pela sociedade, você ama seu corpo do jeito que ele é. 

A positividade ainda vai contra a pressão dos corpos magros e perfeitos que nos cercam diariamente nas redes sociais. Essa obsessão causa muitos prejuízos para a nossa saúde mental e o body positivity traz esse outro lado de que você não precisa ser como as modelos e influenciadoras para se sentir bonita. 

Entre a obsessão pelo corpo perfeito e a completa aceitação do corpo como ele é, está o body neutrality. É não se achar bonita 100% do tempo e também não ficar focada na sua imagem corporal. Está tudo bem não se sentir bem em certos momentos, mas não deixe que isso atrapalhe o seu emocional

Como adotar os conceitos de body neutrality?

Por vivermos na era das imagens tratadas e do estilo de vida perfeito nas redes sociais, adotar um modelo diferente pode parecer difícil. Comece analisando quais partes do seu corpo você mais gosta. Descubra por que você gosta e quais benefícios te trazem diariamente. Mas não esqueça: não fique focada nisso. 

Faça atividades físicas para o seu bem-estar, para ficar longe do sedentarismo e reduzir o estresse e a ansiedade. Estar bem com a mente e o corpo são fundamentais para qualquer movimento. E o mais importante: evite comparações e metas absurdas.

 

Agora que você já sabe sobre os movimentos de positividade e neutralidade corporal, assine a newsletter da CCM e fique por dentro de conteúdos voltados para a saúde, bem-estar, nutrição e muito mais para fortalecer a mulher incrível que você é cada vez mais!

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar