skip to Main Content

Como melhorar a autoestima: confira 9 dicas e se ame mais!

Como Melhorar A Autoestima

Como você está se sentindo em relação a você mesma? Você sabia que seu grau de satisfação consigo mesma impacta diretamente em diversas outras áreas da sua vida? Ao contrário do que muitos pensam, autoestima é muito mais do que gostar do que se vê no espelho. 

Para além das nossas características físicas, é importante se admirar em muitos outros aspectos, e pensamos neste post para que você entenda o assunto e confira dicas de como melhorar a autoestima. Siga na leitura!

O que é a autoestima?

Autoestima é o valor que uma pessoa é capaz de dar a si mesma; a admiração e o carinho que consegue direcionar a si própria. Essa aceitação (ou não aceitação) se reflete em diversos aspectos da vida: bem-estar, trabalho, relacionamentos e muito mais.

Quando não nos damos o devido valor, não nos sentimos merecedores da vida, não temos ímpeto para lutar pelo que queremos (até mesmo pelos nossos direitos), desperdiçamos oportunidades por não acreditar no nosso potencial e prejudicamos nossas relações interpessoais, isso sem falar na falta de cuidado que direcionamos a nós mesmos.

Benefícios de manter a autoestima elevada

Manter a autoestima elevada é ter mais confiança em si mesmo, mais motivação,  responsabilidade sobre a própria vida e a consciência de que só você é responsável pelos seus atos e pelas suas escolhas.

A paz interior de um indivíduo também só é possível quando a autoestima está em dia, assim como a satisfação com a vida. Ninguém se sente bem de verdade com os estímulos externos quando não consegue se sentir bem consigo mesmo.

como melhorar a autoestima
A paz interior e a autoestima estão muito relacionadas.

A autoestima também interfere diretamente em nossos relacionamentos, pois só quando uma pessoa está bem é que consegue se entregar verdadeiramente nas relações e oferecer o melhor de si — e esperar, também, o melhor do outro. Só uma pessoa com boa autoestima consegue colocar limites nos outros e não deixar que eles passem por cima dela. 

A criatividade e a capacidade de resolução de problemas também estão relacionadas com a autoestima. Uma pessoa que não dá valor a si mesma não se sente capaz de lidar com os obstáculos que aparecem e, tampouco, de criar.

Sinais de autoestima baixa

E se a autoestima boa traz benefícios notáveis no comportamento de uma pessoa e na sua forma de lidar com a vida e com as relações interpessoais, a baixa autoestima também se reflete por meio de alguns sinais.

A falta de confiança em si mesma e a tendência a colocar defeito em tudo o que faz são características bastante nítidas, assim como a dificuldade em errar e a tendência a um perfeccionismo inatingível. 

A falta de vontade de enfrentar desafios, o medo da rejeição, o excesso de timidez e as comparações constantes com os outros também são sinais importantes do problema, assim como o descuido em relação a si mesma. 

A boa notícia é que é possível, sim, reverter essa situação e cuidar da autoestima para que ela melhore. 

Como melhorar a autoestima

Atente-se às dicas a seguir e faça o possível para colocá-las em prática!

1. Cuide de você mesma

Falamos acima que pessoas com baixa autoestima têm dificuldades de cuidar de si mesma, então exercitar esse autocuidado é uma etapa importante para reconstruí-la. Então, por mais que no início pareça muito difícil e falte vontade, lembre-se de que você merece esse cuidado e ele pode começar de maneiras simples.

Tome um banho com calma, massageando seu próprio corpo. Lave bem o rosto pela manhã e passe protetor solar. Penteie o cabelo com carinho, escolha vestir uma roupa que te faça sentir bem. Esses pequenos gestos, aos poucos, vão te aproximando mais de si mesma e ajudando a reconstruir a relação.

como melhorar a autoestima
Cuide de você mesma com carinho.

2. Evite comparações com os outros

A grama do vizinho é sempre mais verde, principalmente quando não estamos conseguindo enxergar direito o potencial da nossa — e por isso é essencial praticar o exercício de evitar as comparações com os outros.

Nosso próprio sucesso, seja pessoal ou profissional, não está relacionado a ser melhor do que alguém. Busque, apenas, ser a melhor versão de si mesma que você puder ao invés de olhar o tempo todo para o lado. Até porque todo mundo tem suas dores e dificuldades, e elas não são vistas tão rapidamente de fora, o que faz parecer que só você tem problemas.

3. Mantenha relações saudáveis

Nossas relações interpessoais também estão diretamente ligadas ao valor que damos a nós mesmos, e para construir uma autoestima melhor é necessário entender como as pessoas que você tem por perto te fazem se sentir.

Construir relações saudáveis passa por dar valor a quem você tem por perto e, da mesma forma, se sentir valorizada. Seus amigos, familiares e parceiro romântico te tratam bem? Você pode contar com eles? É essencial saber colocar limites para não deixar que passem por cima de você ou que você comece a mudar quem é para se adequar ao que eles esperam.

Pessoas com baixa autoestima tendem a se diminuir dentro das relações, quando, na verdade, elas precisam ser uma via de mão-dupla.

como melhorar a autoestima
Suas relações próximas são saudáveis? É importante analisá-las para perceber se você está aceitando menos do que merece.

4. Faça atividades que te dão prazer

Pessoas com a autoestima baixa tendem a se afastar de atividades prazerosas, tanto por não achar que merecem o bem-estar quanto por falta de energia e vontade. Em meio às rotinas cada vez mais corridas e demandas que parecem sempre mais urgentes que o autocuidado, são justamente os hobbies que são deixados de lado.

Separar períodos do dia para fazer o que você gosta, no entanto, é mostrar respeito por si mesma. Assista à sua série favorita, leia um novo livro ou mesmo pratique uma nova habilidade que te interesse, como uma atividade física ou artística. O importante é se dar o direito de ter prazer!

5. Adote hábitos saudáveis

Cuidar de você também passa por se atentar à própria saúde. Os check-ups médicos estão em dia? Você está lembrando de se alimentar bem e beber bastante água? E como anda aquele exercício físico, tão necessário para manter o corpo em movimento e o emocional estável?

como melhorar a autoestima
Os hábitos saudáveis também fazem diferença na construção da autoestima.

Saúde e autoestima têm tudo a ver, e manter os hábitos saudáveis ajuda corpo e mente a terem muito mais energia e disposição, inclusive para olhar mais para você mesma.

6. Busque novos desafios

Sair da zona de conforto também pode ser uma atitude interessante para melhorar a autoestima e, para isso, é interessante buscar novos desafios: que tal fazer algo que você nunca fez antes? Estimular-se a coisas diferentes e se desafiar ajudam a dar uma movimentada na vida, renovar as energias e sua avaliação sobre si mesma.

7. Respeite seus limites

Aprender a dizer não também faz parte de construir uma relação saudável consigo mesma — e, para fazer isso, é preciso antes entender quais são os seus limites. Pratique o autoconhecimento para saber o que é realmente importante para você e quais são os limites inegociáveis. Dessa forma, você sabe o que deve negar aos outros para preservar a si mesma.

8. Busque ajuda profissional

Mudar percepções profundas que se tem sobre si mesmo (e sobre a vida) pode não ser tão simples, e é por isso que você precisa ter em mente que não tem que fazer isso sozinha.

Contar com ajuda profissional de um psicólogo pode ser essencial na sua jornada de autoconhecimento e autoestima e, portanto, considere essa possibilidade. Se você já tentou antes e não se encontrou na terapia, lembre-se de que nem todo psicólogo é igual. Existem várias linhas diferentes de tratamento e alguma delas pode fazer mais sentido para você.

como melhorar a autoestima
A terapia pode te ajudar a fortalecer o autoconhecimento e a autoestima.

9. Use a moda a seu favor

Você sabia que moda e autoestima são grandes aliadas? Isso é porque ela é uma poderosa ferramenta de expressão e, por meio dela, você pode praticar o autoconhecimento e a valorização pessoal.

Quais roupas te fazem se sentir melhor consigo mesma? Quais são aquelas que evidenciam suas qualidades físicas? Experimente conhecer melhor o seu guarda-roupa e usá-lo cada vez mais a seu favor. 

A CCM é uma marca de roupas femininas que une conexão, criatividade e movimento para que você consiga ser cada vez mais você por meio do que veste. Com peças de qualidade dos mais diversos estilos e para variadas ocasiões, podemos te acompanhar em muitos momentos da vida, inclusive os de intensa autodescoberta. Queremos estar, sempre, ao lado da sua autoestima.

Para conhecer mais sobre a CCM e dar uma olhada nas coleções, é só clicar no banner abaixo que te leva direto ao nosso e-commerce.

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar