skip to Main Content

Esportes ao ar livre: 9 modalidades para praticar

Esportes Ao Ar Livre

Os esportes ao ar livre são uma ótima pedida para alinhar os benefícios da atividade física ao contato com a natureza. O ambiente externo é um motivador muito poderoso por oferecer mais estímulos, diminuir os sintomas de depressão e, além de tudo, ajudar a aumentar as taxas de vitamina D — cuja fonte principal é a exposição ao sol. 

A pandemia de Covid-19 tornou essas opções de atividades físicas ainda mais interessantes, visto que o risco de contrair a doença é muito menor em locais abertos. Se você já foi picada pelo bichinho dos esportes ao ar livre, mas ainda não sabe exatamente qual praticar, siga na leitura do texto para conferir nove opções! Já se você ainda não pensou muito na ideia… deste texto não passa!

1. Corrida

Um dos exercícios mais democráticos que existe (se não, o mais), a corrida é uma atividade de baixíssimo custo e que pode ser totalmente adaptada à rotina e praticada em quase todos os lugares — principalmente nos espaços abertos. 

Os benefícios da corrida são inúmeros: alívio do estresse e dos sintomas de depressão e ansiedade, melhora do condicionamento físico e da circulação sanguínea, fortalecimento dos músculos e dos ossos, alta perda calórica, aprimoramento da concentração e, ainda, redução do risco de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, AVC e infarto. 

No entanto, não é raro encontrar alguém que tenha bastante preconceito com esse esporte, principalmente quem foi “obrigado” a correr nas aulas de educação física e morria de dor na lateral da barriga. Se esse é o seu caso, que tal romper essa barreira começando aos poucos? 

Experimente caminhar, depois adicionar um trote e, enfim, começar correndo nem que seja por apenas poucos minutos. É importante lembrar que respiração é tudo na hora da corrida e aprender a controlá-la é essencial. Já fica aí, inclusive, um aprendizado para levar para a vida, já que os treinos respiratórios são extremamente benéficos também para a saúde mental. 

esportes ao ar livre - corrida
A corrida é um dos esportes outdoor mais comuns e tem tantos benefícios que dá vontade de levantar e sair correndo instantaneamente!

2. Bike

Vamos combinar: a bicicleta ergométrica, dentro da academia, até que quebra um galho… mas nada como uma boa pedalada ao ar livre. Além de poder ser adaptado à rotina, virando uma opção de meio de transporte ecológico e sustentável, o exercício possibilita a descoberta de novas paisagens e traz uma sensação de liberdade inigualável!

Se você mora em grandes centros, no entanto, é importante pensar em locais seguros para praticar. Talvez, aquela avenida movimentada não seja uma boa ideia, mas quem sabe em um parque ou pelos bairros mais tranquilos da região em que você vive? 

O ciclismo também é um exercício extremamente completo que melhora o condicionamento físico, a resistência muscular e a capacidade pulmonar, reduz o colesterol e a glicemia, regula a pressão arterial, oferece alto gasto calórico e causa baixos níveis de impacto às articulações, o que faz com que o risco de lesões seja menor que o da corrida.

esportes ao ar livre - ciclismo
A pedalada é uma ótima opção de exercício físico ao ar livre, promovendo gasto calórico e muito bem-estar.

3. Vôlei de praia

É claro que os esportes na praia não poderiam ficar de fora dessa lista, né? O ambiente praiano é extremamente frutífero para diferentes atividades, tanto na areia quanto na água. Para começar em terra firme, que tal uma boa partida de vôlei de praia?

Não se deixe enganar pelo tamanho da quadra — se ela é menor que a do vôlei de quadra, não é à toa. O exercício na areia exige esforço muito maior do atleta, que, provavelmente, vai sentir muito cansaço e dor nas pernas e nas panturrilhas após as primeiras práticas.

Os benefícios, no entanto, são tão sensacionais quanto o cenário do esporte: melhora do condicionamento físico, alto gasto calórico, aumento da capacidade respiratória, tonificação do corpo, sensação de bem-estar e o bônus da convivência social, já que é um exercício coletivo.

esportes ao ar livre - vôlei de praia
Quando falamos de cenário, os esportes na praia são hors-concours!

4. Stand-up paddle

E para aquelas que são chegadas mesmo é na água, nada como sair da areia para praticar um esporte no mar! O stand-up paddle é uma modalidade semelhante ao surf e que vem ficando cada vez mais famosa. Para praticar, é preciso se manter de pé em cima da prancha e utilizar um remo para se movimentar.

Contudo, qualquer esporte no mar precisa de muitos cuidados e muita responsabilidade. Embora seja mais fácil e seguro que o surf, o stand-up paddle também tem suas dificuldades e perigos, sendo muito importante aprender a nadar e saber lidar com o ambiente antes de simplesmente se jogar, para não se colocar em risco, ok? 

Para quem se sente preparado, no entanto, ele é uma excelente ideia por trabalhar todo o corpo, melhorar o condicionamento físico, aprimorar o equilíbrio, reduzir o estresse e fortalecer a saúde cardiovascular. 

esportes ao ar livre - standup paddle
O stand-up paddle é uma opção mais tranquila que o surf, para quem curte se exercitar dentro da água!

5. Yoga ao ar livre

Atividade física que trabalha corpo, mente e espírito, a yoga se popularizou bastante nos últimos anos e seus benefícios já são bastante conhecidos — agora, imagina a potência dessa prática ao ar livre?

O contato com a natureza certamente potencializa os treinos da mente e do espírito, aumentando a sensação de bem-estar e de energização: afinal de contas, somos todos parte do ambiente em que estamos inseridos. 

No lado físico, em geral, a yoga ajuda a reduzir dores corporais e melhora a colocação postural — mas tudo depende, também, da vertente escolhida para a prática. Ramificada em diferentes formatos, a yoga tem características e objetivos bastante diversos e, para escolher a sua, o ideal é pensar no que mais você gostaria de trabalhar no momento.

As modalidades mais físicas podem trazer maior condicionamento e gasto calórico, enquanto outras são focadas em treinos de meditação e exercícios de disciplina. Cada uma delas combina melhor com a busca de alguém, mas certamente todas ficam bem quando realizadas em um vasto gramado ou, até mesmo, na areia da praia.

Ah, por ser um exercício de baixo impacto, a yoga também é bastante democrática e pode ser praticada até mesmo por gestantes, pessoas idosas ou com dificuldades motoras: basta respeitar os próprios limites para alcançar uma prática benéfica e segura. 

esportes ao ar livre - yoga
A yoga também pode ser praticada por gestantes, idosos e pessoas com dificuldades motoras — desde que se respeite os próprios limites!

6. Treino multifuncional

O treino funcional é uma modalidade de exercícios bastante dinâmica, promovendo gasto calórico, melhora do condicionamento físico e do sistema cardiovascular.

A principal diferença entre o treino funcional e a musculação convencional na academia é que, nesta segunda, cada aparelho (e, consequentemente, exercício) é focado em um determinado grupo muscular, enquanto no primeiro, um mesmo exercício tem resultado em diferentes partes do corpo. 

Os exercícios podem ser praticados usando apenas o próprio corpo como ferramenta, mas alguns aparelhos, como elásticos, discos, cordas e cones, podem potencializar os resultados. A modalidade também pode ser praticada indoor, é claro, mas o ambiente externo potencializa a motivação e a redução do estresse.

esportes ao ar livre - treino multifuncional
O treino multifuncional é um exercício bastante completo, e sua versão ao ar livre é ainda mais motivadora.

7. Tênis

Dentre os esportes de quadra, o tênis é comumente praticado ao ar livre e também é um exercício supercompleto. Além de aprimorar o condicionamento físico, o esporte promove o gasto calórico, a melhora da saúde cardiovascular, a capacidade de reflexo e a coordenação motora. 

O tênis também é considerado um esporte que exige bastante concentração e disciplina, o que faz com que sua prática promova também o treino dessas habilidades. 

esportes ao ar livre - tênis
Tradicionalmente jogado ao ar livre, o tênis é um esporte que movimenta diversos grupos musculares do corpo.

8. Patinação

Tá aí uma atividade um pouco menos convencional e que poucas pessoas lembram, mas que além de divertidíssima melhora o condicionamento físico e é muito indicada para quem procura tonificar os músculos. 

Além do alto gasto calórico, o exercício, por ser de resistência, estimula o sistema cardiovascular e ajuda a melhorar o equilíbrio corporal. É um esporte de baixo impacto e, caso você consiga inseri-lo na rotina, pode até se transformar em um meio de transporte interessante, econômico, ecológico, além de cool —  afinal, chegar no trabalho de patins é muito mais divertido do que chegar de carro, não é mesmo?

Descolados, os patins ainda estão se tornando cada vez mais um acessório de moda, disponíveis em modelos belíssimos!

esportes ao ar livre - patinação
Se você largou os patins na infância e nunca mais pensou no assunto, talvez esteja na hora de promover um reencontro.

9. Altinha

Para encerrar a lista em grande estilo, bora de volta para a praia? A altinha é um jogo coletivo muito divertido que é a pedida certa para qualquer grupo de amigos em um dia de sol. Febre no Rio de Janeiro, é impossível transitar pela orla no verão e não esbarrar com diversos grupinhos praticando.

O jogo consiste em se reunir em rodinhas e começar a jogar a bola sem deixá-la cair — e tampouco usar as mãos. As outras partes do corpo estão todas permitidas: vale salvar a bola com as as pernas, os pés, os ombros, a cabeça, o abdômen e o que mais vier à mente na hora. Por conta disso, é mais um exercício que trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo, melhora o condicionamento físico e promove o gasto calórico.

esportes ao ar livre - altinha
Como jogar altinha? Basta não deixar a bola cair no chão e não usar as mãos para isso!

Independentemente de qual esporte você escolher, o importante é se exercitar! Mexer o corpinho é muito importante para manter a saúde em dia, tanto física quanto mental, e é essencial reservar um tempo para isso em meio às rotinas atribuladas.

Para te deixar ainda mais preparada e estilosa para as mais diversas práticas esportivas e, também, para o dia a dia, conheça a loja online da CCM clicando no banner abaixo, uma marca para aquelas que não abrem mão nem do conforto e nem do estilo. 

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar