skip to Main Content

O que são radicais livres? Saiba como combatê-los

O Que São Radicais Livres

Muito se ouve falar sobre os radicais livres, tanto em conteúdos sobre saúde quanto nos sobre beleza. Sabemos que devemos combatê-los com os chamados antioxidantes, mas, afinal de contas, o que são radicais livres, como esse combate é realizado na prática e o que, de fato, eles causam ao nosso organismo? Este post existe para tirar suas dúvidas! Continue lendo.

O que são radicais livres?

Para entender o que são radicais livres, primeiro é preciso saber que o nosso corpo é formado por moléculas que, por sua vez, são compostas por átomos que, ao redor de si, possuem elétrons — pronto, prometemos parar com a aula de física! A questão é que os radicais livres são moléculas que possuem um número ímpar de elétrons, o que as torna instáveis, buscando, a todo o tempo, pegar ou ceder elétrons para as células à sua volta.

Isso gera uma reação em cadeia, já que a molécula que teve seu elétron capturado se torna, também, um radical livre, passando a buscar um elétron das moléculas vizinhas e assim por diante. 

o que são radicais livres
Os radicais livres são moléculas que possuem números ímpares de elétrons.

Como eles são adquiridos no organismo

Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo organismo, a partir da transformação dos nutrientes (que vêm dos alimentos que ingerimos) em energia. Eles são, inclusive, bastante importantes para determinadas funções do corpo, como para o fortalecimento do sistema imunológico

Como é o próprio organismo que os produz, ele também cria defesas para lidar com eles, as chamadas enzimas protetoras, que controlam a evolução da cadeia de “roubo de elétrons” e, consequentemente, a formação de mais radicais livres.

O problema é o desequilíbrio que começa a acontecer quando o organismo produz mais radicais livres do que as enzimas têm capacidade de lidar. Estamos cada vez mais expostos a situações que aceleram essa produção, como o contato com a poluição, a ação da radiação solar e a ingestão de alimentos ultraprocessados (que contêm aditivos químicos) ou contaminados por pesticidas

o que são radicais livres
O excesso de alimentos ultraprocessados nas dietas aumenta a produção de radicais livres no organismo.

Riscos para a saúde

Quando em excesso no organismo, as moléculas modificadas pela atuação dos radicais livres começam a causar alterações nas células, que podem aumentar o risco de desenvolvimento de várias doenças, como:

  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Enfisema
  • Mal de Parkinson
  • Alzheimer
  • Doenças inflamatórias

Por conta das alterações no DNA das células, a ação dos radicais livres também aumenta o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer. 

Também ligados diretamente ao envelhecimento precoce, eles estão entre os maiores aceleradores do envelhecimento da pele, já que a ação deles antecipa a degradação do colágeno. 

o que são radicais livres
Os radicais livres na pele aceleram o aparecimento de rugas e linhas de expressão por catalisar a degradação do colágeno.

Como combatê-los

Essas ações dos radicais livres sobre as células são chamadas de oxidantes e é por isso que, para combatê-los, precisamos contar com os agentes antioxidantes em nosso organismo — e eles podem ser endógenos ou exógenos.

Os endógenos são produzidos internamente e são as enzimas protetoras que encontram-se espalhadas por todo o corpo. O “time antioxidante” no organismo, no entanto, pode ser reforçado com agentes exógenos, como a vitamina C, a vitamina E e a glutationa.

Esses e demais nutrientes antioxidantes podem ser encontrados em alimentos como:

  • Tomate
  • Brócolis
  • Peixe
  • Aveia
  • Linhaça
  • Nozes
  • Açafrão
  • Azeite de oliva
  • Frutas cítricas
  • Frutas vermelhas
  • Melão
  • Limão

Eles também são amplamente utilizados em suplementos e como princípios ativos de produtos para a pele.

Buscar um estilo de vida saudável também é um imperativo para diminuir sua produção. Ter uma alimentação balanceada, proteger-se dos raios de sol e da poluição, reduzir o consumo de álcool e tabaco, assim como praticar exercícios físicos regularmente, são atitudes que ajudam a manter o organismo bem equilibrado!

Atenção: Praticar atividades físicas regularmente não quer dizer exagerar na intensidade! Os exercícios muito intensos, que levam o indivíduo à exaustão, também aumentam a produção dos radicais livres. Isso se dá porque atividades extenuantes aumentam a circulação de oxigênio no corpo e, consequentemente, os níveis de metabolização.

Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando o blog da CCM para obter mais informações sobre estilo de vida, bem-estar, exercícios físicos, cuidados com a saúde e moda!

Aproveite, também, para baixar gratuitamente o nosso e-book com 27 receitas saudáveis para o dia a dia com alimentos antioxidantes que vão te ajudar a combater os radicais livres. É só clicar no banner abaixo!

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar