skip to Main Content

Como acalmar a ansiedade: confira 5 dicas

Se você entrou neste post, provavelmente sofre com os sintomas da ansiedade, e é muito comum se deparar com eles em alguns momentos específicos da vida. É preciso entender, no entanto, o quanto este problema afeta sua rotina e seu bem-estar para saber se é algo passageiro ou se é uma questão que deve ser encarada com mais atenção.

No texto, falaremos um pouco sobre esse assunto e também oferecemos algumas dicas de como acalmar a ansiedade naqueles momentos em que ela vem com tudo. Siga na leitura para conferir!

O que é ansiedade

Antes de começar com as dicas, é preciso falar sobre o que, afinal, é a ansiedade. Isso porque ela pode ter várias camadas e ser desde um sentimento pontual até configurar um transtorno, e uma pessoa pode se deparar com suas diferentes facetas ao longo da vida.

Quem nunca ficou ansiosa para ir a uma festa muito esperada ou na noite anterior da apresentação de um trabalho importante? Logo de cara temos aí dois sentimentos bastante diferentes que são encaixados nessa mesma palavrinha. A ansiedade, no entanto, não fica apenas na nossa cabeça: ela costuma se traduzir em sinais físicos como respiração e batimentos cardíacos acelerados, dor de barriga e aquela sensação de que estamos em perigo. 

De qualquer forma, os exemplos citados estão relacionados a expectativas intensas com um momento em específico. Quando, no entanto, a ansiedade começa a se tornar muito frequente e trazer prejuízos para o dia a dia e a qualidade de vida de uma pessoa, é hora de encarar a questão com mais atenção e seriedade. 

Mulher ansiosa sentada na beira da cama
Quando os sinais de ansiedade começam a aparecer com muita frequência e atrapalhar a sua qualidade de vida, é preciso ligar o alerta.

A importância de procurar ajuda profissional

A principal diferença entre um transtorno de ansiedade e a ansiedade comum é a duração e a frequência dos sintomas. Uma coisa é se sentir ansiosa antes de fazer uma prova, outra é perceber que tudo está virando motivo de preocupação excessiva e que você nunca está conseguindo ficar em paz.

Quando uma pessoa percebe que está com uma dor crônica, no entanto, é muito comum que ela procure o médico — e isso não deveria ser diferente quando falamos de problemas psicológicos. Procurar ajuda profissional de um psicólogo é essencial para aprender a lidar melhor com a situação, entender a origem da ansiedade e buscar caminhos para controlá-la de maneira efetiva, para melhorar sua qualidade de vida.

Neste texto, daremos cinco dicas de como acalmar os sintomas no momento em que eles aparecem, mas não dispense, de forma alguma, o apoio de um psicólogo para lidar de forma mais ampla com a situação. Se você sente que a ansiedade está atrapalhando a sua vida, marque uma consulta!

Como controlar a ansiedade no dia a dia

Aí vão algumas dicas práticas de como minimizar ou evitar os sintomas da ansiedade.

1. Pratique atividade física regular

A prática dos exercícios físicos é essencial para o bom funcionamento do corpo e, entre seus inúmeros benefícios, está a redução do risco para o desenvolvimento de um transtorno de ansiedade e para a ocorrência dos sintomas. 

Isso acontece porque a atividade estimula a liberação de serotonina, neurotransmissor responsável por promover sensação de alívio, relaxamento e bem-estar.

Como acalmar a ansiedade - praticar exercícios físicos
A prática de atividade física regular ajuda a reduzir os riscos para o desenvolvimento de um transtorno de ansiedade.

2. Treine meditação

A meditação é uma prática milenar que traz benefícios comprovados para o corpo e para a mente, a começar pela redução dos sintomas de depressão e ansiedade. O treino incentiva a mente a focar no momento presente, fazendo o exercício de atenuar pensamentos perturbadores relacionados ao futuro e, com isso, diminuir as preocupações exageradas.

Inserir a meditação na rotina, portanto, ajuda a aliviar a ocorrência dos sintomas a médio e longo prazo. No entanto, é possível também praticá-la quando os sinais aparecem, para ajudar a mente a voltar para o momento presente e o organismo a entender que ele não está em perigo real. 

Na internet, é possível encontrar inúmeras opções de meditação para ansiedade e, inclusive, vale testar para encontrar a sua favorita.

3. Faça exercícios respiratórios

Um dos sintomas mais comuns de ansiedade, como já falamos acima, é a respiração acelerada. Por conta disso, os exercícios respiratórios que visam o controle têm uma capacidade muito poderosa de acalmar o organismo e reduzir o sintoma. 

O melhor do treino de respiração é que ele é fácil de realizar e você pode fazer a qualquer momento do dia: sempre que perceber que que está entrando num ritmo mais acelerado, preste atenção e faça o possível para trazê-la para o abdômen (reduzindo, assim, a pressão no peito) e controlar seu tempo, inspirando e expirando longamente.

Mulher fazendo exercícios de respiração
Os exercícios de respiração são muito benéficos para reduzir a aceleração provocada pela ansiedade.

4. Durma bem

Dormir bem é outro hábito que não deve faltar na rotina, já que influencia no bom funcionamento do organismo como um todo e, é claro, no bem-estar e na saúde emocional. De acordo com um artigo publicado na revista científica Nature Human Behaviour, alcançar o sono profundo regularmente é um ansiolítico poderoso, e quem costuma passar noites em claro tem 30% de chances a mais de desenvolver problemas de ansiedade.

Em meio a rotinas cada vez mais agitadas e telas estimulantes às quais somos expostas o dia inteiro, parece que dormir bem se tornou uma tarefa difícil: mas é possível! Aqui mesmo, no blog da CCM, você encontra um conteúdo com dicas para realizar sua higiene do sono e dormir melhor

5. Desenvolva um hobby

Em meio à sua rotina, você está conseguindo reservar um tempo para si mesma? Fazer coisas que você gosta é um passo muito importante para a construção da saúde mental e, portanto, desenvolver um hobby pode te ajudar muito a lutar contra a ansiedade.

Descubra algo que você goste de fazer e que te traga paz, seja ler um livro, desenvolver algum artesanato, dançar ou muito mais. A única regra é que seja algo que você faça simplesmente por prazer e, então, consiga desfrutar dessa sensação de relaxamento e bem-estar.

E falando em bem-estar, o que você acha de começar o seu dia com uma boa e rápida série de yoga? Clique no banner abaixo para baixar gratuitamente o guia de yoga matinal da CCM!

Banner e-book CCM yoga para começar bem o dia

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar