skip to Main Content

Tipos de yoga: conheça e escolha o seu!

Tipos De Yoga

Os benefícios da yoga são muito conhecidos e celebrados na atualidade. A prática, cada vez mais popularizada, é originária da Índia e une corpo, mente e espírito por meio de exercícios que trabalham o equilíbrio e a postura, que ajudam a reduzir dores corporais, aumentam a disposição e atuam no controle do estresse e da ansiedade, promovendo a sensação de bem-estar.

Criada há mais de 5 mil anos, no entanto, ela já se ramifica em diversas vertentes que focam em propostas diferentes e treinam o corpo, o espírito e a mente em níveis distintos. Para entender melhor quais são os principais tipos de yoga, siga na leitura deste texto!

Hatha Yoga

Começamos a lista com esta que é uma das vertentes mais popularizadas no ocidente. A composição de seu nome vem da conjugação dos termos HA e THA, que simbolizam união entre alma e mente.

A ênfase da prática está nos asanas (posturas físicas) e pranayamas (exercícios de respiração) com o objetivo principal de atingir a consciência plena. É um método indicado para quem prefere exercícios de baixo impacto, já que as posturas não são muito difíceis e o que mais importa é treiná-las dia após dia com concentração e disciplina para que a mente aprenda a estar presente no momento

tipos de yoga: hatha yoga
Os pranayamas são exercícios de respiração que ajudam a trazer a atenção para o momento presente.

A modalidade é reconhecida, também, pelo maior tempo de permanência em cada asana, o que potencializa o treino da mente, da concentração e da resistência. Como o seu corpo se comporta durante determinada postura? Como você se sente quando entra nela, durante a execução e no momento de saída? É preciso praticar essa plena atenção para ganhar cada vez mais domínio sobre o corpo e, por meio da prática e da disciplina, encontrar o melhor alinhamento corporal possível.

Vinyasa Yoga

Reconhecida principalmente por seu maior dinamismo, a Vinyasa se difere da Hatha por apresentar aulas mais fluidas, com sequências maiores de asanas e que se renovam a cada aula. O tempo de permanência nas posturas é menor e é a ligação entre elas que torna as séries semelhantes a coreografias. 

Não é um método muito indicado de yoga para iniciantes, já que, justamente para alcançar a fluidez da sessão, é interessante já haver certo conhecimento dos praticantes sobre as posturas. Como é uma prática que foca bastante no corpo, é mais recomendada que a anterior para pessoas que procuram gasto calórico maior.

Raja Yoga

Enquanto na Hatha Yoga o treino é principalmente mental e, na Vinyasa, principalmente físico, a prática mais importante da Raja Yoga é a da espiritualidade. Seu principal objetivo é o alívio das tensões do dia a dia por meio do estreitamento do contato com o divino, buscando se apropriar da paz que isso traz.

tipos de yoga - raja yoga
A Raja Yoga trabalha, principalmente, a espiritualidade, por meio da meditação.

Por conta disso, as sessões são bastante focadas na meditação e divididas em oito passos:

  1. Yama: trabalho dos princípios de não matar, não mentir, não roubar, não se desequilibrar e não cobiçar. 
  2. Niyama: estabelecimento da pureza do corpo e da mente, buscar o auto esforço e se entregar a Deus.
  3. Asanas: prática das posturas psicofísicas e dos exercícios mentais.
  4. Pranayama: prática dos exercícios respiratórios.
  5. Pratyahara: controle dos sentidos.
  6. Dharana: exercício de concentração da mente.
  7. Dyana: prática da meditação.
  8. Samadhi: união com o ser interior.

Ashtanga Yoga

O método da Ashtanga Yoga é muito semelhante ao da Vinyasa, por também trabalhar sessões extensas de asanas, com pouca permanência em cada postura. As modalidades se divergem, no entanto, no que tange à evolução da prática.

Enquanto na Vinyasa as sessões trazem séries sempre diferentes umas das outras, a Ashtanga trabalha com séries fixas que só são substituídas ao serem dominadas pelo praticante. Ela une, então, um importante treino de concentração, resistência, repetição e disciplina. 

Kundalini Yoga

Semelhante à Hatha Yoga por também envolver asanas e pranayamas, buscando o equilíbrio entre o corpo e a mente, este método trabalha também a expansão da consciência de maneira energética, ativando os nossos principais chacras.

O termo Kundalini se refere a uma energia que fica adormecida na base da coluna, considerada um centro de energia corporal e que precisa ser trabalhada para sincronizar os chacras, que também estão distribuídos ao longo de nossa coluna vertebral e são responsáveis pelo bom funcionamento de cada parte do corpo. 

tipos de yoga - kundalini
O foco do método Kundalini é energético e busca a ativação dos nossos principais chacras.

Jnana Yoga

Apelidada como a yoga do conhecimento, a Jnana Yoga também é uma modalidade bastante espiritualizada da prática, que encara o verdadeiro autoconhecimento como o descobrimento de que Deus está em tudo e, inclusive, no seu próprio ser. 

Ela é muito mais voltada para a meditação e é dividida em quatro degraus hierárquicos do conhecimento, sendo eles:

Viveka

Significa discernimento e busca fortalecer o intelecto para aprender a diferenciar o real do irreal.

Vairagya

Significa desapego e busca trabalhar a renúncia tanto dos bens materiais quanto das atividades mundanas que, afinal, são temporárias e devem ser entendidas como tal.

Shad-Sampati

É o degrau voltado à estabilização da mente e das emoções.

Mumukshutva

Significa desejo de libertação e consiste em buscar se livrar do sofrimento e encontrar o caminho da autorrealização.

Iyengar Yoga

O principal objetivo desta modalidade é inserir a yoga na vida de qualquer pessoa, independentemente de suas limitações ou dificuldades com a prática de exercícios físicos. Para isso, ela trabalha com a ajuda de acessórios que possam facilitar os iniciantes a permanecer de forma mais confortável nas posturas enquanto praticam e buscam o alinhamento. 

Sua procura pelo perfeccionismo na postura visa, justamente, o treino da consciência corporal e contribui para a manutenção ou o alcance de um corpo cada vez mais saudável, mesmo que existam limitações. 

tipos de yoga - iyengar
A Iyengar Yoga é uma ótima opção para iniciantes e incentiva o uso de acessórios.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre alguns dos métodos de como praticar yoga, se quiser iniciar na prática aos poucos e começar a alcançar os benefícios dela, experimente incluir uma pequena série na sua rotina para se energizar! Baixe gratuitamente o nosso Guia de yoga para começar bem o dia clicando no banner abaixo.

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar