skip to Main Content

Como correr no frio? Confira dicas para se exercitar no inverno

Como Correr No Frio

Os dias mais gelados do inverno não são desculpa para quem quer se exercitar! Nessa época do ano, as atividades físicas ao ar livre são as que dão mais preguiça, mas com o preparo e as roupas adequadas é possível continuar a praticá-las com conforto e segurança. Siga na leitura para conferir um pouco sobre os benefícios da prática esportiva no inverno e algumas dicas de como correr no frio!

Benefícios das atividades físicas no inverno

A prática de exercícios físicos traz benefícios para o corpo e a mente em todas as épocas do ano, mas quando as temperaturas começam a diminuir e a vontade de ficar embaixo das cobertas fala mais alto, é hora de reafirmar suas vantagens!

Acredite: o clima geladinho também tem seus atributos. Um deles está relacionado ao gasto calórico. Sim! O frio é um grande aliado no emagrecimento, já que, como o corpo precisa gastar mais energia para se manter aquecido, você perde mais calorias enquanto pratica as atividades. 

Os exercícios físicos praticados com regularidade também ajudam a manter o corpo mais saudável e a imunidade em dia, o que auxilia na prevenção e no combate a resfriados e gripes. 

Além disso, treinar regularmente impacta positivamente na qualidade do sono e na manutenção da sua energia no dia a dia. Nada de sucumbir àquela preguicinha: suas noites de descanso serão melhores após uma boa corrida, assim como sua disposição para encarar o próximo dia! 

como correr no frio: corrida melhora a qualidade do sono
Nada como uma boa noite de sono para recuperar a energia, e a atividade física ajuda a regular o organismo e a evitar insônia.

Dicas para correr em segurança no inverno

A corrida é um dos exercícios mais democráticos que existem, já que não exige nenhum equipamento para além das vestimentas adequadas e pode ser praticada em qualquer horário, a qualquer lugar. 

No entanto, para garantir segurança e conforto da prática nos dias mais gelados, é preciso se atentar a algumas recomendações. 

1. Faça um bom aquecimento antes de sair de casa

Se a etapa do aquecimento é importante antes de qualquer prática física, no frio ela é fundamental. É preciso que, antes de sair para correr no inverno, seus músculos, tendões e articulações estejam bem preparados para o que vem pela frente.

Os exercícios de aquecimento elevam a temperatura do corpo e ajudam, portanto, a evitar lesões. Além disso, eles aumentam a frequência cardíaca e preparam o seu sistema para o exercício — bem como favorecem a perda calórica.

2. Aqueça as extremidades do corpo

Você sabia que o corpo perde mais calor pelas extremidades? Isso mesmo: pés, mãos e cabeça são as partes que mais exigem proteção quando você vai se exercitar ou, até mesmo, apenas sair no frio.

Por isso, na hora de praticar sua corrida no frio, garanta a segurança térmica desses membros com luvas, meias e gorros adequados, dificultando assim o escape do calor corporal e cuidando da manutenção da temperatura do corpo inteiro.

3. Mantenha-se hidratado

É comum que as pessoas, ao pensar rápido, relacionem a sede e a desidratação com os dias mais quentes do verão, mas é importante redobrar a atenção no inverno, visto que a respiração no ar frio acelera a perda de água no corpo e, em muitas cidades, o clima fica mais seco nessa estação.

Nunca esqueça de levar sua garrafinha na hora da corrida e certifique-se de beber pequenos goles durante todo o exercício, para garantir a hidratação e o conforto. Não faz sentido beber tudo de uma vez antes de sair de casa, porque o processo digestivo é mais lento durante o exercício e você provavelmente se sentirá incomodada.

como correr no frio: mantenha-se hidratada
Correr no frio faz mal? Não! Lembre-se de tomar goles de água durante toda a prática da corrida para manter a hidratação do corpo.

4. Beba líquidos quentes no pré e no pós treino

Beber líquidos quentes antes do treino ajuda a aquecer o corpo e a deixá-lo mais confortável para a prática. O ideal são as bebidas menos gordurosas, como o chá, e nunca caia na armadilha de tomar bebida alcoólica “para esquentar”: o álcool dilata os vasos sanguíneos, fazendo com que a perda de calor se dê mais rapidamente.

Após o treino ao ar livre, é comum que você tenha perdido bastante temperatura e, portanto, para retornar ao conforto térmico, pode utilizar mais uma vez o trunfo das bebidas quentes. Como não é mais preciso se preocupar com a digestão ao longo do exercício, uma boa sopinha pode ser a pedida certa para celebrar a corrida no frio!

5. Atente-se à respiração

Para aumentar o conforto respiratório durante a prática, é comum que os corredores alternem inspirações pelo nariz e pela boca, aumentando a quantidade de ar. No entanto, no inverno, o mais recomendado é que se inspire exclusivamente pelo nariz, já que dessa forma o ar é filtrado e aquecido antes de chegar aos pulmões.

como correr no frio
Como respirar na corrida no inverno: inspire, preferencialmente, pelo nariz!

6. Utilize roupas adequadas

O que vestir para correr no frio? Garantir o aquecimento do corpo por meio das roupas adequadas é muito importante não só pelo conforto, mas também para a segurança da prática esportiva. A melhor roupa para correr oferece sustentação e respirabilidade. No inverno, o ideal é que elas sejam, também, isolantes, para que você consiga se proteger bem sem tantas camadas, que acabam atrapalhando a performance.

Em relação às peças, além de luvas, meias e gorros, que já citamos em um tópico anterior, substitua as bermudas pelas calças e não abra mão do casaco fitness, mesmo que você acredite que ficará com calor tão logo comece a correr.

Os casacos da CCM estão disponíveis em diversos modelos e estampas, para que você encontre o que mais combina com seu estilo. Além disso, todos são produzidos com tecidos tecnológicos da mais alta qualidade. É tanto conforto e estilo que você vai querer até correr em dias de chuva! Para conhecer as opções (e se encantar!) é só clicar no banner abaixo:

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar