O mês de outubro é marcado pelo Outubro Rosa, um período dedicado à conscientização sobre…
Como escolher o iogurte mais saudável? Confira dicas

O iogurte é muito conhecido por ser uma opção de lanchinho saudável para quem busca uma alimentação mais equilibrada no dia a dia. No entanto, nem todas as opções do produto que encontramos no mercado possuem os melhores ingredientes e nutrientes. Alguns, inclusive, podem conter grandes quantidades de açúcar e gordura.
Neste post, você vai aprender um pouco mais sobre o assunto e conferir dicas de como escolher o iogurte mais saudável para inserir na sua rotina alimentar. É só seguir na leitura!
Tabela de conteúdo
Benefícios do iogurte
O iogurte é considerado um lanchinho saudável porque, além de ser leve, é uma ótima fonte de cálcio e proteínas, que são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
O cálcio é um mineral importantíssimo na constituição dos dentes e dos ossos, enquanto as proteínas participam da formação de diversos tecidos do corpo humano, fortalecem a nossa imunidade por dar origem aos anticorpos e trabalham no transporte dos nutrientes pela corrente sanguínea.
O iogurte também é rico em probióticos que contribuem com o bom funcionamento do nosso intestino, combatendo a prisão de ventre e até mesmo a formação de pólipos na região. Fonte de vitamina B2, ele ainda melhora a circulação sanguínea e a saúde da pele e dos cabelos.

No entanto, todos benefícios dependem diretamente, é claro, dos ingredientes do iogurte e, por isso, é fundamental se atentar ao rótulo do produto na hora de comprar.
Como escolher o iogurte
Com tantas opções disponíveis nas prateleiras do mercado, fica fácil se perder na hora de comprar o seu iogurte e acabar levando para casa um produto não tão interessante assim. Atente-se às dicas a seguir:
1. Conheça os tipos de iogurte
A primeira coisa que deve ser levada em consideração na hora de escolher seu iogurte mais saudável é que existem vários tipos que costumam ser identificados em destaque na embalagem. Os mais comuns são:
- Iogurte natural: é produzido a partir da fermentação do leite e não tem qualquer adição de substâncias em sua receita.
- Iogurte desnatado: possui pouca ou nenhuma gordura em sua composição.
- Iogurte zero açúcar: não possui nenhuma adição de açúcar.
- Iogurte zero lactose: não possui lactose, que é o açúcar natural do leite.
- Iogurte saborizado: muitas vezes contém frutas e, também, grandes quantidades de açúcar para promover o sabor.
- Iogurte grego: possui consistência mais firme que os demais e, para isso, muitas vezes conta com a adição de gelatina ou creme de leite em sua receita.
A base de todos os iogurtes da lista é, naturalmente, o iogurte natural que ganha algumas outras características para se encaixar em cada uma das categorias citadas. Iogurtes como o zero açúcar, o desnatado e o zero lactose ainda podem ser bastante naturais e mais recomendados para determinados tipos de dieta: mas é importante prestar atenção no rótulo, nossa próxima dica!
2. Preste atenção no rótulo
Essa informação foi frisada duas vezes seguidas porque é de extrema importância. É por meio da leitura do rótulo que conhecemos todos os ingredientes contidos no alimento e podemos, então, fazer escolhas mais conscientes.
É comum nos deixarmos levar pela embalagem do produto que, por vezes, contém frases chamativas, como “Menos açúcar” — mas, acredite, elas podem mentir e o apelo desses slogans é comercial. É lei, no entanto, que o rótulo com todas as informações nutricionais mostre a verdade e é por isso que ele deve ser o seu guia, e não qualquer coisa que esteja escrito apenas na embalagem.

Sobre o rótulo: em geral, devemos levar em consideração que quanto menos ingredientes, melhor. Além disso, vale sempre desconfiar daqueles nomes esquisitos que você não faz ideia do que significam. Eles costumam ser componentes químicos que participam da industrialização dos alimentos e que, a longo prazo, podem trazer muitos comprometimentos para a saúde.
Tenha em mente que a versão “mais natural possível” do iogurte conta apenas com leite e fermento lácteo. Quais são os ingredientes extra que estão aparecendo no rótulo? As taxas de açúcar e gordura estão muito altas? Evite também, ao máximo, conservantes e corantes!
Outras especificações podem e devem ser levadas em consideração na hora de escolher o iogurte mais saudável, se você tem alguma restrição alimentar ou está fazendo uma dieta específica. Caso tenha alergia ou intolerância ao leite de vaca, por exemplo, procure versões sem lactose. Se estiver reduzindo o consumo de gordura na alimentação, prefira os produtos desnatados ou semidesnatados.
- Leia também: Conheça o leite vegetal — tipos e benefícios
3. Evite versões saborizadas
As versões de iogurtes como “sabor morango” em geral contêm sucos concentrados no lugar das frutas, o que faz com que o produto tenha uma dose de açúcar muito maior que a ideal.
Se você prefere opções com mais sabor, a melhor ideia é misturar, em casa, o seu iogurte natural com pedacinhos da fruta de sua preferência.

Como fazer iogurte caseiro
É claro que você pode encontrar no mercado versões menos industrializadas de iogurte, mas, se estiver com tempo e tem o interesse de fazer o seu próprio, ele certamente será ainda mais gostoso e saudável!
Para fazer, você vai precisar de apenas dois ingredientes: 1 litro de leite integral e um potinho de 170 g de iogurte natural sem adição de açúcar. O mais importante para esse processo é o calor, responsável por acionar a fermentação.

De acordo com a receita publicada no site Panelinha, o iogurte deve estar em temperatura ambiente na hora do preparo e o forno deve ser preaquecido a 240 graus por 15 minutos. Depois, desligue-o.
Porém, enquanto o forno aquece, mexa o leite em uma panela a fogo baixo pelos mesmos 15 minutos até que ele comece a formar uma espuma na superfície — mas não o deixe ferver! Na sequência, transfira-o para uma tigela de vidro ou cerâmica e espere amornar.
Em um recipiente menor, despeje o iogurte e misture-o com uma concha de leite morno até a total dissolução. Depois, adicione essa mistura ao restante do leite e continue a mexer até que tudo fique homogêneo.
Agora, então, é a hora de fermentar! Para isso, cubra a tigela com plástico filme e embrulhe em um tecido grosso. Coloque a tigela embrulhada dentro do forno preaquecido e desligado e deixe-a ali por entre 8 e 12 horas. Após esse tempo, coloque-o na geladeira e reserve-o por pelo menos 2h antes de servir.
Depois deste texto, você está cheia de informações para escolher o iogurte mais saudável do mercado ou, até mesmo, fazer o seu em casa!
Se acredita que se beneficiou deste conteúdo de alguma forma, não esqueça de se inscrever na newsletter da CCM para receber os nossos posts sobre saúde, nutrição, esportes, moda e estilo de vida diretamente na caixa de entrada do seu e-mail. É só preencher o formulário abaixo!
Este artigo tem 0 comentários