skip to Main Content

O que fazer antes de treinar? Dicas para evitar acidentes!

O Que Fazer Antes De Treinar Imagem Destacada

Os exercícios físicos são ótimos aliados do bem-estar. Seja para melhorar a saúde da mente ou do corpo, eles trazem inúmeros benefícios visíveis. Contudo, sem os cuidados necessários e um bom preparo, pode ser que o momento de autocuidado vire um problema.

Sim, praticar atividades de alta intensidade sem atenção pode resultar em lesões e, inclusive, impedir que você continue se exercitando. Foi pensando nisso que separamos algumas dicas indispensáveis sobre o que fazer antes de treinar, para que você aproveite o melhor que suas práticas têm a oferecer. Quer saber mais sobre o assunto? Então, vem com a gente!

banner do post sobre como começar a fazer exercícios da CCM

1. Dormir bem

Uma boa noite de descanso é indispensável por muitos motivos — não apenas para garantir a qualidade do treino. Além de conferir mais disposição e energia para o dia a dia, é durante as fases mais profundas do sono que ocorre a regulação de hormônios como a melatonina, o cortisol e o GH.

Pensando em treino, especificamente, por ser um período em que o corpo é levado à fadiga, ter disposição é muito importante. Além do mais, para quem treina com o objetivo de fortalecer a musculatura, os níveis de GH precisam estar em equilíbrio, porque é este o hormônio responsável pelo ganho de massa muscular.

2. Alimentar-se adequadamente

Quando o assunto é o que não fazer antes do treino, a alimentação é um dos pontos mais sensíveis. Isso porque são os alimentos que fornecem a energia que seu corpo precisa para se movimentar com qualidade e segurança.

Em outras palavras, independentemente de qual seja o seu objetivo ao treinar, a regra de ouro é: jamais se exercite sem comer! O ideal é que você faça uma refeição leve até uma hora antes do treino.

Se você não sabe o que comer antes de fazer exercício, o ideal é priorizar alimentos mais leves, mas ricos em carboidratos e proteínas, porque eles vão proporcionar mais energia durante a atividade, além de auxiliar no ganho de massa muscular.

Também é importante se atentar ao horário dessa refeição. O ideal é que você não coma muito perto da hora de fazer exercícios, para garantir que seu organismo já tenha feito a digestão e a absorção dos nutrientes necessários.

mulher se alimentando antes de ir para a academia
Comer bem antes do treino te dá energia para conseguir treinar com mais qualidade.

3. Hidratar-se

A hidratação faz com que todo o corpo funcione de forma adequada. Pensando nisso, vale a pena tomar uma quantidade adequada de água antes de treinar, preferencialmente 30 minutos antes.

E como enquanto você treina o seu corpo perde água por meio do suor, também é importante repor o líquido, tomando em pequenas quantidades, para não se estufar.

4. Alongar esse corpinho

Alongar o corpo é uma ótima prática tanto para quem faz atividade física regular quanto para pessoas mais sedentárias. Para quem treina, especialmente, essa é uma etapa que não deve ser pulada! O alongamento vai permitir que você tenha mais mobilidade durante o treino (já que melhora a flexibilidade), além de prevenir possíveis lesões.

Pensando no pré-treino, os alongamentos dinâmicos — que são aqueles que fazemos com movimentos curtos de vai e vem — são mais interessantes. Isso porque eles já funcionam como uma espécie de aquecimento e preparam o corpo sem forçá-lo excessivamente.

o que fazer antes de treinar - alongamentos em casa
Para evitar lesões durante o treino, é bem importante se alongar!

5. Fazer um aquecimento rápido

Quando você começa a treinar, seu corpo ainda está frio e precisa entrar no ritmo da prática. É por isso que a etapa do aquecimento antes do treino é tão fundamental. É ele que vai ativar a circulação sanguínea e preparar o corpo para os movimentos de alta intensidade.

Os cuidados e preparos garantem não só melhor performance durante a prática de exercícios físicos, mas também — e principalmente — a sua segurança e o seu bem-estar. O mesmo vale para a roupa que você utiliza. Portanto, agora que você já sabe o que fazer antes de treinar, aproveite para baixar o nosso material gratuito sobre top esportivo, clicando no banner abaixo!

banner guia do top esportivo CCM

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar