Separamos 6 ideias de rolês para você chamar suas amigas e curtir, confira. Ter uma…
9 ilhas para conhecer no Brasil e se encantar com a viagem
Planejar uma viagem é quase tão divertido quanto viajar, não é mesmo? Por isso, tem muita gente que nem acabou de desfazer as malas e já começou a programar a próxima trip. Se você está pensando no destino das suas próximas férias ou feriados e adora fazer viagens de praia, siga na leitura deste post que traz indicações de nove ilhas para conhecer no Brasil. E se você nunca pensou em viajar para uma ilha, saiba por que essa é uma ótima ideia!
Tabela de conteúdo
Por que viajar para uma ilha
O estilo de vida das pessoas está cada vez mais corrido e atribulado, e escolher uma ilha para viajar é priorizar um tempo para o descanso e a contemplação. Passear por paisagens paradisíacas e curtir a proximidade com a natureza são os pontos altos dos roteiros de viagem, sem muitas preocupações com horários e programações.
Algumas das ilhas que vamos citar no texto são inacessíveis por vias terrestres, então imagine a possibilidade de passear a pé em um lugar feito para pedestres — isso sem falar no descanso mental e auditivo de não escutar barulho de trânsito e buzina em momento algum.
Praias mais vazias e pontos excelentes para mergulho também são vantagens que não podem ser deixadas de lado, assim como as oportunidades de caminhar por trilhas belíssimas. É claro que uma ilha é diferente da outra: algumas são mais conhecidas e, portanto, mais cheias e caras, enquanto outras são mais isoladas e possuem menos infraestrutura. E é por isso que mesmo que vale ler um pouco sobre cada uma delas no post para entender o que mais tem a ver com seu estilo de viagem.
Ilhas brasileiras para conhecer
Separamos uma lista de ilhas de várias regiões do Brasil e com diferentes pegadas de viagem. Dê uma olhada e escolha para onde viajar nas férias!
1. Ilha de Marajó
Situada na região Norte do Brasil, mais precisamente no Estado do Pará, a Ilha de Marajó é a maior ilha fluviomarinha (banhada por rio e por mar) do mundo. Cheia de praias desertas, rodeadas pela floresta de Igarapés ecologicamente preservada, ela é o destino perfeito para quem quer descansar em meio ao silêncio e à natureza.
Uma particularidade muito interessante do local são os búfalos que habitam a região. Se você nunca viu um de tão perto, saiba que em Marajó eles estão por toda a parte e servem até como transporte, além de serem parte importante da economia.
Para além das praias e belezas naturais, vale a pena conhecer as ruínas de uma igreja construída pelos jesuítas no século 17 e ficar cara a cara com essa parte da história do nosso país.
2. Ilha Grande
Ilha Grande é o destino perfeito tanto para quem quer apenas relaxar quanto para as pessoas mais aventureiras! Isso porque ao mesmo tempo em que oferece praias de água cristalina, areia branca e excelentes oportunidades de mergulhos para contemplar a vida marinha, a ilha também é cheia de trilhas com os mais diversos níveis de dificuldade.
Parte do município de Angra dos Reis, Ilha Grande fica no Estado do Rio de Janeiro e não é acessível de carro. Dessa forma, todos os passeios são feitos a pé ou de barco e você pode esquecer que existe trânsito!
Para aproveitar o destino com ainda mais paz e recolhimento, a sugestão é agendar sua viagem entre abril e junho. Fora de temporada, as praias estão bem mais vazias enquanto os dias seguem ensolarados.
3. Ilha de Boipeba
Perto da famosa ilha de Morro de São Paulo, Boipeba ainda está mais distante dos holofotes e, justamente por isso, pode ser uma ótima ideia de viagem para quem quer descansar em uma região mais isolada.
A ilha não tem acesso por vias terrestres, o que garante a paz que só um destino sem carros pode proporcionar. As praias vazias, tranquilas e de água quentinha são perfeitas para a contemplação, e as piscinas naturais de Moreré e Castelhanos não podem ficar de fora do seu roteiro.
Uma dica é reservar pelo menos um dia para fazer o passeio de volta à ilha de lancha e conhecer todo o potencial do destino. Outro passeio imperdível é o de caiaque pelo manguezal, que te coloca inserido na biodiversidade que só esse bioma é capaz de oferecer. Ao anoitecer, uma caminhada pela vila te oferece a oportunidade de comprar artesanato local e se deliciar com a culinária.
4. Ilha do Mel
E falando em destinos inacessíveis por vias terrestres, a Ilha do Mel é um ponto famoso no Estado do Paraná. Com 25 quilômetros de praias, a ilha é uma área de preservação ambiental com muito pouca urbanização. O programa é “pé na areia” mesmo, e os caminhos ficam iluminados apenas pelas pousadas e restaurantes.
O número de visitantes é limitado a 5 mil por dia, o que faz com que as praias estejam sempre vazias e convidativas para o descanso e a contemplação.
5. Ilha de Itamaracá
Situada no litoral norte de Pernambuco, a Ilha de Itamaracá abriga um ecoparque muito importante para a proteção do peixe-boi e conta com praias deliciosas. Recheado de história, o local, que já foi nome de capitania hereditária, conta com atrações como o Forte Orange, o maior forte em pedra do Brasil e cujo nome faz referência à ocupação holandesa no Estado.
O destino pernambucano ainda é uma ótima pedida para quem não quer perder a oportunidade de curtir um frevo no carnaval.
6. Ilha do Campeche
Conhecida também como “Caribe Brasileiro”, a Ilha do Campeche leva esse título por suas praias de águas azuladas e areia branquíssima. O esquema de viagem para esse destino é um pouco diferente dos demais listados, já que a título de preservação do local, os turistas não podem pernoitar ali.
Por conta disso, esse passeio é recomendado para quem mora ou já está hospedado e curtindo uma viagem em Florianópolis — e vale muito a pena. Além das visitas às praias, é possível realizar diversas trilhas com o acompanhamento de monitores que têm muito a ensinar sobre a história e a cultura da ilha.
7. Ilha dos Franceses
Localizada no município de Itapemirim, no Espírito Santo, a Ilha dos Franceses é um destino imperdível para quem gosta de mergulhar. Além de muito refrescantes, suas águas cristalinas são povoadas por grande diversidade de peixes — e falando em diversidade, muitas espécies de aves raras habitam a ilha.
É possível fazer vários passeios de banana boat e botes infláveis pelas praias, o que também garante diversão aos aventureiros de plantão.
8. Arquipélago de Anavilhanas
A apenas 100 quilômetros de Manaus, é possível encontrar um paraíso da biodiversidade brasileira. O arquipélago fluvial de Anavilhanas conta com centenas de ilhas, sendo que algumas aparecem e desaparecem de acordo com o nível de chuvas na região.
No local, é possível realizar passeios incríveis na natureza para conhecer a floresta Amazônica por dentro, navegar de caiaque por trilhas aquáticas e até conferir cenas inesquecíveis, como a do encontro das águas dos rios Negro e Solimões.
9. Fernando de Noronha
Deixamos propositalmente por último um dos destinos brasileiros mais famosos e que, sim, precisa ser levado em consideração! Fernando de Noronha fica no Estado de Pernambuco e conta com uma geografia privilegiada e mais de 7 mil quilômetros de praias paradisíacas.
O principal objetivo de quem viaja para o local é descansar e aproveitar o contato com a natureza — mas quem é chegado em badalação também encontra lugar na noite, agitada por muitas opções de pubs e restaurantes.
Por contar com muito status e divulgação, no entanto, Noronha se tornou um destino mais disputado e caro. Viajar para lá na temporada exige planejamento com antecedência se você quiser garantir a hospedagem dos seus sonhos, então, fique atenta!
E aí: você já conhecia todos esses destinos brasileiros? Conta pra gente nos comentários! E se gostou do conteúdo, não deixe de se inscrever na newsletter da CCM para receber em primeira mão, na sua caixa de entrada, posts sobre os mais diversos temas relacionados a estilo de vida, viagem, alimentação, saúde, moda e muito mais!
Este artigo tem 0 comentários