skip to Main Content

8 lugares para conhecer no Brasil

Lugares Para Conhecer No Brasil

A pandemia de covid-19 impactou profundamente a vida e os hábitos das pessoas. No universo do turismo, pesquisas realizadas em 2020 já apontavam o quanto as viagens nacionais iam entrar no radar dos brasileiros com força total. 

Seja por conta da desvalorização do real ou das incertezas com relação à abertura das fronteiras, os destinos nacionais começaram a ser mais cobiçados pelos turistas e, vamos combinar, não deixam nada a desejar. Confira esta lista de oito lugares para conhecer no Brasil e você vai entender o porquê.

1. Pantanal

Vamos falar a verdade: grande parte de nós, brasileiros, só ouve falar do Pantanal quando estuda biomas na época da escola e depois esquece o assunto. No entanto, o turismo pela região atrai muitos estrangeiros ao longo de todo o ano, que vêm até o país para conhecer as suas belezas naturais.

Dividido entre dois Estados brasileiros, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Pantanal é uma das maiores planícies alagadas do mundo, mantém um clima ameno durante o ano todo (média de 25º C) e possui milhares de espécies de plantas e animais — que podem ser vistos de pertinho.

A vibe da viagem é a de ecoturismo mesmo: prepare-se para conhecer a natureza da forma mais livre possível e os animais sempre soltos em seu habitat

As possibilidades turísticas pelo local são inúmeras e a melhor temporada para realizá-las é entre julho e outubro, durante a seca — mas o período das cheias, durante janeiro e fevereiro, também tem seu brilho: ao longo desses meses, os passeios de barco são o ponto alto da viagem.

lugares para conhecer no brasil - pantanal
Se você tem planos de viagens pelo Brasil, não deixe de conhecer o Pantanal!

2. Chapada dos Veadeiros

Continuando na linha do ecoturismo, um dos melhores lugares para conhecer no Brasil é a Chapada dos Veadeiros, uma região que engloba alguns municípios do interior de Goiás e tem como seu foco as atrações turísticas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e das quedas d’água deslumbrantes, famosas por suas águas cristalinas.

Para aproveitar as belíssimas paisagens do local, os turistas podem optar por fazer trilhas, tomar banhos refrescantes nas cachoeiras, banhos quentinhos nas piscinas termais e, é claro, os passeios nas feirinhas e restaurantes das vilas.

Lugares como esses são feitos para escapar da correria do dia a dia e aproveitar momentos de pausa e contemplação. Inclusive, para os interessados, existe toda uma sorte de tratamentos holísticos que são oferecidos no local: excelentes oportunidades para relaxar e se encontrar consigo mesmo.

lugares para conhecer no brasil - chapada dos veadeiros
A Chapada dos Veadeiros é um lugar para contemplar e se encontrar consigo mesma enquanto se conecta com a natureza em paisagens estonteantes.

3. Foz do Iguaçu

E já que falamos em queda d’água, que tal aproveitar a oportunidade de morar no país das maiores cataratas do mundo? Localizadas entre o Brasil e a Argentina, as Cataratas do Iguaçu são as detentoras desse título. Suas quase 300 quedas chegam a mais de 80 m de altura e passar minutos a fio olhando para elas já é um ótimo motivo para visitar Foz.

No entanto, o Parque Nacional do Iguaçu, que as abriga, também tem uma série de outras atividades, como arvorismo, rafting, trilhas e, até mesmo um passeio de barco que entra nas quedas d’água. Por ter se tornado muito turística, a cidade também conta com várias outras possibilidades de passeios e exposições.

lugares para conhecer no brasil - foz do iguaçu
Visitando Foz do Iguaçu, você tem a oportunidade de ver de pertinho as maiores cataratas do mundo! Prepare a capa de chuva se não quiser se molhar — mas os respingos refrescantes fazem parte da magia, acredite!

4. Amazônia

A Amazônia também é outra região que os amantes do ecoturismo não podem deixar passar. A floresta Amazônica contempla nove países da América do Sul, mas é mais associada ao Brasil porque bem mais de 50% de seu território está aqui.

O Estado do Amazonas está localizado bem no centro da floresta, e por isso é a melhor opção de destino para aproveitá-la com intensidade. Ele é palco de espetáculos naturais inesquecíveis, como o encontro das águas entre os rios Amazonas e Tapajós.

E falando em rio, por conta da extensão da bacia hidrográfica da região, os passeios de barco fazem parte da maioria das atrações turísticas e podem te proporcionar diversas experiências que aproveitam diferentes destaques da biodiversidade local.

O período das cheias, que vai de abril a julho, é excelente para fazer essa viagem, já que é possível aproveitar esse momento em que grande parte das árvores chega a ser parcialmente coberta pelos rios, que se tornam um grande espelho da vegetação e rendem cenários inacreditáveis. 

Além disso, nessa época a temperatura está ligeiramente mais amena, o que é ideal para quem não é muito acostumado ao calor — já que a média local é de 30º C ao longo de todo ano e o pico acontece em setembro.

lugares para conhecer no brasil - amazônia
Se você quer assistir a um pôr do sol como esse, não deixe de viajar para a Amazônia!

5. Boipeba

Se você procura lugares para conhecer no Brasil que são exuberantes, essa é a escolha perfeita! Considerada a segunda ilha mais bonita da América do Sul, Boipeba e fica na Bahia! Se existe um destino perfeito para relaxar, esquecer dos problemas e, até mesmo, sentir o tempo passar de maneira diferente, é esse.

A ilha, na qual não entram carros, é silenciosa e recheada de belezas naturais. Aproveitá-la na lua cheia garante a maré baixa o suficiente para que várias piscinas rasinhas se formem no mar. Já as noites de lua nova são perfeitas para que você consiga enxergar os plânctons brilhando nos passeios noturnos pelo mangue

A noite na ilha não é agitada e, por isso, existe espaço para quem quer encontrar uma boa praia silenciosa e relaxar. Ao mesmo tempo, o centro é o point ideal para quem gosta de passear por feirinhas e aproveitar tanto os artesanatos quanto a culinária local. E falando em culinária… a da ilha é deliciosa, principalmente para os apreciadores de frutos do mar. 

lugares para conhecer no brasil - boipeba
Visitar Boipeba é colocar a vida em pausa para apreciar a natureza, as águas quentinhas do mar e relaxar.

6. Jalapão

A novela “O outro lado do paraíso”, transmitida pela Rede Globo entre o final de 2017 e os primeiros meses de 2018, firmou seus holofotes sobre um deslumbrante cenário brasileiro que estava um pouco apagado do radar dos turistas: o Jalapão.

A região, que fica no Estado do Tocantins, apresenta as belezas do cerrado brasileiro por meio de paisagens que se alternam entre dunas douradas e cachoeiras refrescantes de águas cristalinas. Em meio aos areais, olhá-las de longe parece até enxergar um oásis no deserto.

Os melhores meses para visitar o Jalapão são entre maio e julho, durante o início do período da seca. Dessa forma, você não corre muito risco de ter seus passeios atrapalhados por chuvas intensas e também não sofre com baixíssimas taxas de umidade no ar.

lugares para conhecer no brasil - jalpão
Olhando para as belezas naturais do Jalapão, quase não dá para acreditar que esse lugar é real.

7. Inhotim

Diferentemente dos destinos citados até então, Inhotim não é uma região, e sim a atração em si. É que ela já ganhou tanto destaque que se tornou um chamariz para turistas do país inteiro que buscam lugares para conhecer no Brasil. Considerado o maior museu a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim fica em Brumadinho, a cerca de 1h30 de carro da capital mineira, Belo Horizonte.

Além das paisagens e dos jardins, o local é um enorme acervo de arte contemporânea, que pode ser apreciada tanto ao ar livre quanto nas galerias. Acredite quando as pessoas dizem que o passeio é espetacular: ali tem arte e natureza para todos os gostos e é impossível não se encantar. Um ótimo programa para fazer sozinho, com amigos ou em família!

Paisagem de Inhotim
Quem disse que museu e jardim botânico não podem dividir um espaço? Inhotim é a prova de que essa é a mistura perfeita.

8. Brotas

Esta dica é para quem gosta de emoção. Considerada a Capital da Aventura, a cidade de Brotas fica no Estado de São Paulo, a cerca de 3h da capital. No local, é possível realizar inúmeras atividades aventureiras, como rapel, tirolesa, rafting, arvorismo e muito mais. 

Passeios mais tranquilos, como caminhadas na natureza, canoagem e stand up paddle, também são uma boa opção para quem não gosta de taaanta adrenalina assim.

paisagem em Brotas
Onde viajar no Brasil: se você gosta de aventura em meio a belas paisagens naturais, Brotas é para você!

Depois de todas essas dicas de lugares para conhecer no Brasil, a vontade é de viajar o quanto antes, não é mesmo? 

Assim que você escolher o melhor destino,  lembre-se que preparar a mala com as roupas ideais para ele é essencial! 

Na CCM você encontra looks que são a companhia perfeita para diversas ocasiões: as nossas peças fitness te proporcionam liberdade de movimento e conforto para os momentos de aventura, enquanto as peças casuais te enchem de estilo em todos os outros momentos. Clique no banner para conhecer!

banner loja online CCM

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar