O mês de outubro é marcado pelo Outubro Rosa, um período dedicado à conscientização sobre…
Exercícios físicos no verão? 7 dicas para praticar com segurança!
A prática regular de exercícios físicos é essencial para uma vida saudável e equilibrada. Isso quer dizer que a atividade precisa, então, ser realizada ao longo de todo o ano, independentemente da estação — mas é claro que a segurança e o conforto são pontos que devem ser levados em consideração.
Um exemplo é que a prática de exercícios físicos no verão exige alguns cuidados específicos para driblar as consequências do clima quente, como a desidratação e a insolação. Pensando nisso, este post traz sete dicas para que você continue suas atividades esportivas com segurança na estação mais quente do ano. Siga na leitura!
Tabela de conteúdo
1. Atente-se à hidratação
Manter a hidratação é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo em qualquer estação do ano e durante qualquer prática de exercícios físicos.
No verão, no entanto, esse cuidado precisa ser redobrado já que o calor estimula a perda maior de água por meio do suor. Além disso, a água ajuda a regular a temperatura do corpo, evitando o superaquecimento.
A recomendação é que se beba, no mínimo, 2 litros de água por dia, mas pode ser que o suor gerado pelo exercício elimine grande quantidade de líquido, que você precisará repor para manter o organismo equilibrado.
Então, nunca esqueça de carregar sua garrafinha de água ao longo de toda a prática física e, também, se atentar aos sinais do seu corpo. A sensação de sede, a boca seca e até mesmo a dor de cabeça podem servir como alertas de desidratação.
2. Escolha melhor os horários para se exercitar
Por conta da intensidade do sol, o período entre 10h e 17h é o mais quente do dia. Por isso e, principalmente caso você prefira praticar atividades ao ar livre, é melhor contorná-lo para evitar o superaquecimento do corpo e a própria exposição ao sol em seus momentos de maior intensidade.
No início da manhã e depois que o sol se põe, as temperaturas tendem a ficar mais amenas mesmo no alto verão e, dessa forma, as atividades podem ser praticadas com maior conforto e segurança.
3. Redobre a proteção contra os raios UV
Os raios UVA incidem igualmente ao longo de todo o ano, mesmo em dias frios e chuvosos. Eles penetram mais profundamente na pele e causam consequências a longo prazo, como o envelhecimento precoce e o câncer de pele.
Os raios UVB, no entanto, são os que causam queimaduras e ardências e estão com ainda mais força no verão. Sendo assim, nessa época do ano, vale reforçar a proteção, principalmente em atividades ao ar livre, utilizando filtro solar e roupas com proteção UV. Para ter certeza sobre o momento de repassar o produto, fique atento às recomendações do fabricante que costumam vir escritas na caixa ou na embalagem.
4. Não se esqueça do alongamento
As pessoas costumam levar bem a sério a etapa do alongamento quando praticam exercícios no inverno, já que o corpo dá mais sinais de que precisa ser devidamente aquecido. No verão, é comum que essa parte seja negligenciada, o que é um erro! Mesmo que as temperaturas estejam mais altas, isso não é suficiente para aquecer o corpo de forma a prepará-lo para o exercício.
Os alongamentos são fundamentais e precisam ser realizados antes e depois da prática física para preparar o corpo para o momento do exercício e, depois, finalizar a atividade.
5. Preste atenção na respiração
O calor excessivo faz com que as pessoas tenham mais sensação de falta de ar ao praticar exercícios no verão. Por conta disso, é interessante se atentar à respiração ao longo da prática, buscando inspirar pelo nariz e expirar pela boca, o que proporciona uma ventilação mais rápida.
Caso você perceba que está cansado e ofegante ao ponto de precisar respirar pela boca, o ideal é diminuir o ritmo do exercício ou pausá-lo. Assim, você vai poder respirar algumas vezes profundamente e com calma, até que consiga voltar a inspirar pelo nariz — o que é muito importante, já que o nariz filtra o ar que entra, promovendo uma ventilação mais eficiente.
6. Entenda os sinais do seu corpo: é hora de parar?
Para que um exercício seja praticado de forma saudável e respeitando os limites de cada organismo, é preciso saber entender o que o corpo fala. Acostume-se a prestar atenção nos sinais, e se ele “disser” que é hora de parar, respeite!
Boca seca, tontura, dor de cabeça e sede são sinais de desidratação que podem ser amenizados com uma maior ingestão de água. No entanto, se persistirem, o melhor é dar uma pausa no exercício para se recuperar. Outros sinais, como câimbras, também indicam que seu organismo precisa de um descanso para se recuperar.
Sensações mais intensas de falta de ar ou mesmo palpitações, arritmias cardíacas e um eventual desmaio ao longo do exercício já são alertas mais intensos e que precisam ser levados a um médico para que ele conduza uma investigação. Pode ser que não signifiquem nada importante, mas ignorá-los deliberadamente é bastante perigoso!
7. Escolha as roupas adequadas
Enquanto no inverno precisamos priorizar roupas de exercícios que segurem o calor do corpo, no verão é o contrário! Para praticar com o máximo de conforto, o ideal é buscar peças leves e com muita respirabilidade, permitindo que o corpo transpire com facilidade e se resfrie.
Na CCM, você encontra moda fitness de alta qualidade e cheia de estilo, com opções para todos os gostos e todas as estações do ano!
As coleções sempre são criadas de acordo com as mais novas tendências do momento, de forma que você possa praticar seus exercícios com conforto enquanto permanece na moda. Para conhecer as peças, é só clicar no banner abaixo e passear em nossa loja virtual.
Este artigo tem 0 comentários