O mês de outubro é marcado pelo Outubro Rosa, um período dedicado à conscientização sobre…
Menstruação e exercícios físicos: é hora de desmistificar
Toda mulher já se deparou com essa questão na vida: como conciliar menstruação e exercícios físicos? A verdade é que por mais incômodo que possa ser o período menstrual, deixar a atividade física de lado não é uma boa ideia.
Muito pelo contrário, se manter na ativa pode ajudar, e muito, a diminuir os desconfortos dessa fase, desde que, é claro, o seu corpo e o seu bem-estar sejam respeitados.
Neste post, você confere os benefícios de praticar exercícios durante o período, quais cuidados devem ser tomados, quais são as atividades mais indicadas para cada etapa do ciclo e, ainda, dicas de como treinar com mais segurança e conforto durante essa fase. Siga na leitura!
Por que treinar durante a menstruação
A gente sabe: a confusão de hormônios e a perda de sangue que acontece durante o fluxo menstrual traz, além da cólica, sensação de fraqueza e desânimo que parece um grande convite para ficar deitada o dia todo. Essa, no entanto, não é a melhor das ideias.
Driblar a falta de vontade e continuar com sua programação de exercícios (mesmo que adaptada) é muito melhor para o seu corpo e sua mente.
De acordo com um estudo conduzido na Universidade de Hong Kong, na China, a liberação de substâncias endógenas, como endorfina e serotonina, durante a prática física funciona como analgésico natural, reduzindo as dores que costumam aparecer no período.
A prática ainda impacta diretamente no bem-estar emocional, contribuindo com a diminuição do famigerado mal-humor, tão relacionado à TPM.
Além disso, treinar estimula a vasodilatação, que melhora a circulação sanguínea (o que ajuda no combate às cólicas) e contribui com a redução de possíveis inflamações no corpo, que podem estar relacionadas aos desconfortos vivenciados no período.
Cuidados que devem ser tomados
Afinal, como treinar menstruada? Os principais cuidados a serem tomados na hora de praticar exercícios físicos durante a menstruação estão relacionados a evitar surpresas desagradáveis e constrangimentos durante o treino.
Sabemos que sangue menstrual é uma das coisas mais normais do mundo e que não deveria existir nenhum tabu, mas a verdade é que é muito comum que as mulheres se envergonhem com vazamentos. Para evitar esse tipo de problema, o ideal é testar o melhor método de contenção menstrual, de acordo com o seu fluxo e o seu conforto.
Atualmente, existem diversas opções além do clássico absorvente de algodão, que vão desde o coletor menstrual até a calcinha absorvente. Vale experimentar essas e outras opções para encontrar a que mais te passa sensação de segurança e, é claro, conforto.
Para além disso, quando falamos de saúde e bem-estar, é preciso prestar atenção no próprio corpo e respeitar os limites. Para começar, se você sofre com cólicas insuportáveis, o recomendado é buscar acompanhamento com um ginecologista de sua confiança que pode querer investigar os motivos de uma dor tão intensa.
Caso o incômodo não seja tão grande, mas ainda assim marque presença, o ideal é manter o treino na rotina — mesmo que diminuindo a intensidade. Nesse caso, inclusive, se for preciso escolher, vale dar mais atenção aos exercícios aeróbicos que aos de musculação.
Por conta das alterações hormonais do período, é muito comum que o rendimento diminua, e está tudo bem! Siga no seu ritmo, o importante é praticar para alcançar os benefícios.
Agora, caso você apenas sinta a menstruação acontecer porque vê o sangue, mas não sente nenhum outro incômodo, pode mandar ver na sua intensidade normal com os exercícios.
Exercícios indicados em cada fase do ciclo menstrual
Agora, vamos expandir o assunto um pouquinho, afinal, quando falamos de ciclo menstrual estamos indo muito além dos dias da menstruação em si. Durante todo o ciclo acontecem grandes flutuações hormonais no corpo feminino, que podem ser mais ou menos propícias para determinados tipos de exercícios.
Como dissemos no tópico acima, durante o sangramento faz mais sentido focar em atividades aeróbicas, inclusive aquelas que também trabalham respiração e relaxamento. A yoga é uma ótima opção, assim como o pilates e a caminhada. De qualquer forma, vale evitar os exercícios mais intensos e extenuantes, como a corrida.
Logo que a menstruação acaba, no entanto, entramos na chamada fase folicular, e os hormônios, que estavam em baixa durante o sangramento, voltam a todo o vapor. A alta do estrogênio é uma ótima oportunidade para aumentar a performance nos exercícios. Muitas mulheres, inclusive, se sentem mais fortes durante esse período.
Durante a fase de ovulação, enquanto o óvulo está sendo liberado, a mulher passa pelo seu pico de energia e, justamente por isso, é preciso tomar cuidado! A animação é excelente, mas é importante, ainda assim, não perder de vista os limites do próprio corpo para evitar lesões e sobrecargas, ok?
Por fim, logo antes do próximo sangramento vem o famoso período de tensão pré-menstrual. E, afinal, o que fazer na TPM? Nessa etapa, os hormônios voltam a diminuir, enquanto as emoções estão à flor da pele. Por isso, pode ser que a performance física comece a cair, mas é importante não deixar os exercícios de lado, justamente por todos os motivos que já citamos aqui.
Se você gostou deste conteúdo, não se esqueça de se inscrever na newsletter da CCM para receber os posts do blog em primeira mão na sua caixa de entrada. É só preencher o formulário abaixo. Por aqui, falamos sobre estilo de vida, exercícios físicos, alimentação, saúde, moda e muito mais!
Este artigo tem 0 comentários