skip to Main Content

Upcycling na moda: saiba mais sobre esse conceito sustentável!

Mulher Cortando Tecido Jeans

Quando o assunto é sustentabilidade, a moda é um dos setores que, inevitavelmente, ocupa espaço central nas discussões, por ser um dos nichos mais poluentes do mercado. 

De acordo com o Relatório da Indústria Têxtil Brasileira 2021, realizado pelo IEMI, somente em 2020, foram produzidas 1,9 milhão de toneladas de peças de roupas — processo que envolve consumo de água e energia, emissão de gases, sem falar da quantidade de resíduos descartados.

Esses números, combinados às preocupações crescentes com o futuro do planeta — principalmente após a pandemia do coronavírus —, justificam a importância de discutir questões como o upcycling na moda.

Você já ouviu falar no movimento? Neste post, vamos explicar um pouquinho sobre a tendência, os motivos da sua popularização no período pandêmico e também como, no Brasil, marcas como a CCM aplicam o upcycling em seus projetos. Curiosa para saber mais? Continue a leitura!

O que é upcycling?

O upcycling  nada mais é do que o reaproveitamento de materiais existentes para a criação de novos produtos. Na indústria da moda, esses refugos podem ser tecidos, aviamentos e outras sobras que, se não fossem retrabalhadas, acabariam em aterros sanitários, gerando ainda mais lixo.

Porta-absorvente e nécessaire feitos a parir de upcycling
O upcycling transforma refugo têxtil em novos produtos, para evitar o desperdício das matérias-primas.

Na moda sustentável, especificamente, o upcycling surge como uma solução criativa para reutilizar sobras de material, promovendo o consumo mais consciente, ao prolongar o ciclo de vida das matérias-primas. Tudo isso, ainda, com o benefício da redução do gasto de energia e emissão dos gases do efeito estufa envolvido nos processos de confecção de novas peças.

Mulher negra costurando roupas
Com o upcycling, marcas de moda produzem novas peças ou acessórios com sobras de tecido.

Qual a diferença entre reciclagem e upcycling?

Quando falamos em reaproveitamento de materiais existentes, é comum que as pessoas associem o upcycling à reciclagem. Contudo, os dois processos não são a mesma coisa.

Enquanto a reciclagem exige maquinário especializado e processos específicos para transformar o lixo que já foi descartado, o upcycling evita, justamente, esse descarte, transformando os refugos em novos produtos. Além disso, esses itens costumam ser produzidos com técnicas mais manuais e artesanais, e em lotes menores.

Upcycling e sustentabilidade

Todo mundo já sabe que a pandemia transformou drasticamente a forma como vivemos, e na moda isso não foi diferente. Como a sustentabilidade tomou novas proporções durante esse período, a indústria têxtil começou a promover ainda mais discussões sobre consumo consciente, slow fashion, economia circular e assuntos relacionados. Sendo assim, faz muito sentido que o upcycling tenha se tornado uma pauta tão difundida e praticada nos últimos tempos.

Além de ecológico, o upcycling é também uma oportunidade de exercitar a criatividade e criar itens exclusivos. Um bom exemplo disso é a confecção de scrunchies, faixas de cabelo e bolsas com sobras de tecidos.

Upcycling na CCM

Aqui na CCM, a responsabilidade socioambiental faz parte do nosso dia a dia. Além de integrarmos o grupo de marcas que possuem o selo Eureciclo, possuímos um projeto de upcycling para reaproveitar pontas de tecido e utilizá-las na confecção de diversos acessórios.

Em 2022, durante a semana do meio ambiente, oferecemos brindes exclusivos em todas as compras do site e lojas físicas, desde scrunchies até porta-absorvente, porta-fone, porta cartões e nécessaires. Incrível, né? Você pode saber mais sobre a ação, na prática, a partir do post abaixo:

Produtos da CCM criados com sobras de tecidos
A CCM possui um projeto de upcycling para criar acessórios exclusivos com sobras de tecidos.

Gostou de descobrir o que é upcycling na moda? Aproveite também para acompanhar as redes sociais da CCM e conhecer nosso portfólio de produtos e projetos, clicando no banner abaixo:

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar