skip to Main Content

Guarda-roupa inteligente: como montar o seu?

Guarda-roupa Inteligente

A vida anda cada vez mais corrida e um guarda-roupa lotado de roupas não combina com praticidade. Em contrapartida, basta entrar na sua rede social favorita para tropeçar em anúncios publicitários de novos looks irresistíveis. É preciso trabalhar o autoconhecimento para fazer boas escolhas, ao invés de encher o armário de blusinhas que, no fundo, nem são tão interessantes assim.

Por isso, neste post você confere dicas de como montar um guarda-roupa inteligente e levar uma vida mais prática e leve, focando, sempre, no consumo consciente. Siga na leitura!

O que é um guarda-roupa inteligente?

Possivelmente, você já viveu a experiência de ter um armário lotado de roupas — e a sensação de que não tem nada para vestir. Isso é bastante comum, e acontece porque nos acostumamos a comprar novas peças sem pensar muito sobre o assunto e nem refletir sobre as possibilidades de combinação com o que já temos no guarda-roupa.

Um guarda-roupa inteligente é pensado de maneira que pelo menos a maioria das roupas converse plenamente entre si, de forma que poucas peças consigam dar origem a muitos looks. 

Ele é bastante confundido com o armário cápsula, também chamado de armário minimalista, mas este é focado apenas em manter no armário peças-chave básicas, que combinem com qualquer coisa. O guarda-roupa inteligente vai um pouco além: conta com essas peças também, mas não se restringe a elas.

Ele é baseado na mistura entre peças básicas, atemporais/clássicas e toques das últimas tendências. É importante mirar nesse equilíbrio porque, enquanto um guarda-roupa feito apenas de peças básicas pode se tornar tedioso, um que seja regado às tendências do momento envelhece rapidamente e, portanto, é pouco funcional. 

guarda-roupa inteligente
O guarda-roupa inteligente evita a sensação comum de se ver perdida em um mar de peças e não encontrar nada que combine.

Quais as vantagens?

Uma das principais vantagens do guarda-roupa inteligente é a praticidade. Quando a maior parte das roupas combinam entre si, é muito mais fácil montar um look sem precisar fazer vários testes e perder muito tempo.

Além disso, montá-lo e fazer sua manutenção andam junto com uma jornada de consumo mais consciente. Nada de comprar a quarta blusinha do mês por impulso, é preciso pensar nas compras com mais critério para entender se elas realmente fazem sentido no conjunto — o que, por sua vez, promove mais autoconhecimento e entendimento sobre os próprios gostos e os próprios estilos.

Entender o seu próprio estilo vai na contramão de encher um armário de novas peças de cada tendência. É preciso parar para pensar se você gosta mesmo de determinado estilo de roupa ou está apenas sendo influenciada pelo o que todos estão usando no momento. Se for esse segundo caso, lembre-se de que a peça tem prazo de validade curto e certamente não vale tanto a pena investir dinheiro em algo que não será duradouro.

Como montar um guarda-roupa inteligente?

Agora que você já entendeu o que é um guarda-roupa inteligente e quais são as vantagens dele, confira dicas para montar o seu!

Qualidade X Quantidade

Essa dica é de ouro, e por isso é a primeira. Ao falar da qualidade das peças, nos referimos a dois aspectos: as qualidades materiais e a capacidade de combinar com outras roupas do armário.

guarda-roupa inteligente
Na hora de comprar uma roupa nova, pense se ela realmente faz sentido para o seu guarda-roupa inteligente feminino.

Pense em cada peça de roupa como um novo investimento que deve ser ponderado. Ela tem alta durabilidade? É confortável? O caimento funciona bem para o seu corpo ou ficou com aquele “larguinho” na cintura que vai te incomodar na hora de usar?

Se a roupa atender a esses quesitos, é a hora de combiná-la mentalmente com outras peças do seu armário. Ela orna com a maioria delas? Se for uma blusa, você pode usá-la com várias partes de baixo diferentes para compor looks distintos — ou o contrário? Se todas as respostas forem positivas, essa é uma peça de qualidade!

Escolha cores que harmonizem entre si

Essa dica facilita muito as possibilidades de combinação do seu armário. Mas como fazer isso?

Para começar, escolha três cores-chaves para o seu armário, aquelas que vão ficar mais marcante em seu estilo. Depois, escolha cerca de três outras cores que vão ser usadas como complemento, seja nas estampas, nos acessórios ou em peças específicas. Por fim, garanta também a presença de três tons neutros para balancear as combinações e servir de ponto de respiro nos looks.

Analise as peças com frequência

Como você deve imaginar, criar um guarda-roupa inteligente definitivamente não é montá-lo uma vez e deixar para lá. Novas roupas sempre acabam chegando — e nosso estilo também sofre alterações com o passar do tempo.

Por isso, por mais que você se esforce em adquirir peças atemporais e duráveis, é preciso reavaliá-las com certa regularidade para que o projeto não se perca. 

Crie uma frequência semestral ou anual para olhar com mais atenção para cada uma das peças, entender se estão sendo usadas e se ainda fazem sentido. É o momento perfeito para, quem sabe, doar aquelas que não se encaixam mais no seu perfil ou até mesmo fazer um bazar entre as amigas.

guarda-roupa inteligente
Analise constantemente as peças do seu guarda-roupa para entender o que ainda faz sentido.

Crie regras para comprar novas peças

Por mais que você tenha feito uma primeira limpeza de peças na hora de montar o seu armário inteligente, outras roupas começarão a chegar e, se você não criar regras, em breve tudo estará acumulado de novo. 

Portanto, crie regras para a compra de novas roupas. Além de avaliar a qualidade, como explicado na primeira dica, decida, por exemplo, que a cada roupa que entra, uma deve sair. Isso ajuda a manter a quantidade controlada e a te fazer pensar ainda mais sobre a compra. Se você não tiraria do armário nenhuma peça pela nova, será que ela é mesmo tão necessária?

Tenha suas marcas preferidas

Por fim, para além das cores, contar com suas marcas preferidas é um bom norte na hora de fazer a manutenção do guarda-roupa inteligente. Quando você cria uma relação com a marca, já conhece a qualidade dela, sabe o que esperar e também que, em geral, as possibilidades das roupas conversarem entre si são maiores.

Acompanhar as suas marcas preferidas de perto também te ajuda a saber quando tem coleção nova, para poder escolher melhor seus momentos de investir em novas peças. 

Por falar em em marca preferida… a CCM é cheia de conexão, criatividade e movimento e oferece peças e looks para o seus mais diversos momentos, do casual sofisticado à hora do exercício, sempre cheios de estilo e muita qualidade. Para conferir, é só clicar no banner abaixo e navegar pela loja virtual.

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar