O mês de outubro é marcado pelo Outubro Rosa, um período dedicado à conscientização sobre…
Conheça 6 benefícios de tomar chá e inclua-o na sua rotina!
O chá é uma das bebidas mais antigas do mundo — é possível encontrar registros de seu consumo em praticamente toda a história. Versátil, ele pode ser preparado de diversas maneiras e suas propriedades para a saúde já eram apreciadas desde as civilizações antigas, que costumavam fazer uso da bebida para o tratamento de doenças.
Siga na leitura deste texto para conferir seis benefícios de tomar chá e, também, algumas dicas de como inserir o hábito na sua rotina.
Tabela de conteúdo
Benefícios de tomar chá
O hábito de tomar chá é bastante benéfico tanto para a saúde do corpo quanto da mente, e ainda pode se tornar um momento gostoso em meio a uma rotina agitada. Conheça os benefícios da bebida para se animar a mergulhar nesse universo.
1. Promove o relaxamento
Parece que a rotina das nossas vidas está cada vez mais acelerada, não é mesmo? As tarefas não param e os estímulos chegam de todos os lados. Em meio a tudo isso, torna-se ainda mais importante encontrar ferramentas para promover o auto-relaxamento e o bem-estar.
Chás como o de camomila e o de lavanda têm propriedades calmantes que auxiliam muito nesse aspecto, reduzindo os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no organismo e aumentando a liberação de dopamina (hormônio do relaxamento).
Também por conta disso, tomar chá ajuda no equilíbrio mental como um todo, reduzindo problemas como depressão e ansiedade. Não espere, no entanto, um milagre. Esses benefícios são vivenciados com a frequência: não dá para tomar uma xícara de chá a cada mês e esperar grandes resultados.
2. Ajuda a desintoxicar o organismo
Os chás ajudam a desintoxicar o organismo de diferentes maneiras, tudo depende da plantinha escolhida! Ao longo do dia e dependendo da nossa alimentação, vamos acumulando mais ou menos líquidos, toxinas e radicais livres no nosso corpo — e existem chás específicos para combater cada um desses excessos.
Os chás antioxidantes são excelentes armas contra os radicais livres, que promovem o envelhecimento mais acelerado de nossas células. O gengibre e a cúrcuma são ótimas opções para isso.
Chás com propriedades diuréticas, por sua vez, ajudam a eliminar o excesso de líquidos acumulados e, com isso, a desinchar o corpo. O hibisco é muito recomendado para esse tipo de necessidade.
3. Melhora a saúde cardiovascular
Os chás contêm polifenóis, que são compostos orgânicos encontrados nas plantas e que trazem diversos benefícios para a saúde, incluindo a melhora da saúde cardiovascular. Eles atuam aprimorando a circulação sanguínea e controlando a pressão arterial e, portanto, ajudam o organismo a prevenir problemas como infartos e AVCs.
Contudo, é importante lembrar, mais uma vez, que a base de uma boa saúde é o equilíbrio, a boa alimentação e a prática de exercícios físicos. Os chás ajudam, mas não conseguem dar conta sozinhos das consequências causadas por uma rotina desregrada, sedentária e baseada em estresse.
Se você está pensando em inserir o chá na sua rotina, experimente usá-lo como incentivo para rever os seus hábitos como um todo e, com isso, fortalecer sua saúde física e mental.
4. Auxilia processos de emagrecimento
Os chás já começam ganhando um ponto muito expressivo quando falamos sobre emagrecimento: eles não contêm calorias. Isso, é claro, se você tomá-lo puro, apenas infusionado na água, sem adição de açúcar.
Além disso, eles hidratam o organismo, aceleram o metabolismo e possuem propriedades que reduzem a retenção hídrica, auxiliando na redução do peso corporal, como já falamos no texto.
Se você procura uma opção que pode participar do seu processo de emagrecimento de maneira mais ativa, os chás com propriedades termogênicas são ótimas opções. Isso porque os alimentos termogênicos fazem com que o corpo gaste mais calorias para fazer o trabalho da digestão.
5. Melhora a concentração e a memória
A hortelã vem sendo apontada por estudos como uma grande aliada da memória, do bom humor e da concentração. Por conta disso, o chá feito com a infusão dessa erva é bastante benéfico para quem quer aprimorar o cérebro, principalmente entre as pessoas idosas.
6. Diminui problemas de insônia
Muitas pessoas têm dificuldade de se desligar dos estresses do dia a dia e relaxar para obter uma boa noite de sono. Os chás que ajudam no relaxamento e diminuem a liberação de cortisol, portanto, são ótimas ferramentas para auxiliar a mandar a insônia para longe.
Por atuarem no sistema nervoso central, o ideal é que esses chás sejam consumidos cerca de 1h antes do momento de deitar para dormir. Plantas como a camomila, a lavanda, a valeriana e a erva-cidreira podem ser usadas tanto individualmente como em infusões combinadas e são ótimas opções de chá para dormir melhor.
Como inserir o chá na rotina?
Agora que você já conhece os benefícios de tomar chá e entendeu como eles podem contribuir com a saúde e o bem-estar, só falta tornar isso um hábito… e ninguém disse que é fácil. No entanto, acredite, o dia é cheio de pequenas brechinhas nas quais você pode incluir uma boa xícara de chá — e ela pode entrar, até, como substituição do café.
Os chás verde e preto, por exemplo, são ótimos para serem tomados logo pela manhã. O primeiro dá uma boa acelerada no metabolismo, enquanto o segundo, que possui cafeína, pode funcionar para quem quer saber como substituir o café.
Chás digestivos, como o de hortelã, por sua vez, são excelentes escolhas para aquela xicrinha tomada após o almoço ou no café da tarde. Além disso, como já falamos acima, essa planta tem ótimas propriedades para quem deseja aprimorar o funcionamento cerebral e a concentração: crie esse hábito e espante para longe aquela moleza que te atrapalha a trabalhar no retorno do almoço!
Para relaxar ao final do dia e garantir uma noite de sono com mais qualidade, uma infusão bem quentinha de uma ou mais plantas com propriedades calmantes faz toda a diferença. O chá de camomila é o melhor chá para dormir bem!
Além disso, por não conter calorias e ajudar muito na hidratação do corpo, você pode experimentar tomá-lo ao longo do dia inteiro: uma garrafinha de chá gelado no verão vai tão bem quanto a garrafinha de água, pode acreditar!
Por último: tomar chá todo dia faz mal?
Tudo que é em excesso sobra, não é mesmo? É importante, portanto, ficar atento às propriedades de cada chá e entender como o seu organismo reage a ele. Quando consumidos demasiadamente, por exemplo, os chás calmantes podem abaixar muito a pressão e prejudicar um pouco a memória. Os estimulantes, por sua vez, podem causar irritabilidade e insônia.
Pessoas com hipertensão, problemas cardíacos e gastrointestinais e hipertireoidismo, por exemplo, devem prestar ainda mais atenção à quantidade de chá ingerido e, idealmente, conversar sobre o assunto com seus médicos para conferir a orientação ideal.
Agora que você terminou de ler este texto, que tal tomar uma boa xícara de chá? Antes disso, não esqueça de se inscrever na newsletter da CCM para receber os conteúdos do blog diretamente na caixa de entrada do seu e-mail. É só preencher o formulário abaixo.
Este artigo tem 0 comentários