Skip to content

Como começar a meditar: dicas para adotar esse hábito

Como Começar A Meditar

Em um mundo cada vez mais agitado e recheado de estímulos, as pessoas precisam mais do que nunca se voltar para dentro de si para encontrar a paz interior. Uma forma possível de fazer isso é por meio da meditação. Se você já pensou no assunto, mas não sabe como começar a meditar, este post é para você. 

Siga a leitura para descobrir os benefícios da prática e como dar o start nela!

Benefícios da meditação

A meditação traz benefícios comprovados para o corpo e para a mente, que começam principalmente na redução de sintomas de transtornos, como a depressão e a ansiedade. Práticas no estilo mindfulness (ou, ainda, atenção plena) incentivam o foco da mente no presente, fazendo o possível para se livrar — ao menos momentaneamente — de pensamentos perturbadores relacionados ao passado e ao futuro.

As práticas ainda são muito benéficas para o desenvolvimento do autoconhecimento, já que são oportunidades constantes de olhar para dentro e aprender mais sobre si mesma. Além disso, por ser um exercício de foco, o treino regular de meditação ajuda a aumentar a produtividade e a concentração nas atividades humanas diárias, como é o caso do estudo e do trabalho.

A sensação de relaxamento e bem-estar promovida pelos momentos meditativos se reflete, ainda, na qualidade do sono e contribui com a regulação da pressão arterial. 

como começar a meditar
A sensação de relaxamento promovida pela prática regular de meditação traz mais bem-estar e felicidade.

Como começar a meditar

Ok: não é porque você entendeu que a meditação traz vários benefícios que passou, milagrosamente, a conseguir ficar alguns minutos de olhos fechados, em silêncio, fazendo o possível para desanuviar a mente, não é mesmo? Sabemos que a meditação pode parecer uma tarefa exigente para muitos, especialmente em meio a rotinas tão agitadas e cheias de estímulo. Por isso, trouxemos algumas dicas.

Escolha entre os tipos de meditação

Primeiro de tudo, é importante entender que meditação não é tudo igual. Todos os tipos têm o objetivo central de se concentrar no momento presente e buscar o autoconhecimento, mas, para isso, eles se baseiam em diferentes propostas.

Existem métodos que te incentivam a pensar em cada membro do seu corpo e sua posição no espaço, enquanto outros buscam focar na respiração. Existe, ainda, a possibilidade de fazer sua meditação inteiramente em silêncio — mas, especialmente no início, as mais recomendadas são as meditações guiadas, que podem ser realizadas em diferentes aplicativos, como os famosos Zen, Headspace e Lojong.  

Escolha um local propício

Quem já está mais acostumado com a prática da meditação consegue realizá-la em praticamente qualquer lugar, mesmo em ambientes conturbados. Quem está começando, no entanto, precisa escolher um local silencioso e isolado, para que a atenção não seja perturbada por estímulos externos.

Esteja confortável

No início, pode ser muito difícil controlar a sua mente para que ela foque na respiração e no momento presente, ignorando as distrações ao redor. Portanto, para facilitar esse trabalho o máximo possível, é necessário estar confortável e livre de incômodos. 

O ideal é sentar-se com a coluna ereta e as pernas cruzadas ou, no caso de uma cadeira, com as pernas para baixo. Outra opção é se manter deitada, com os braços estendidos ao lado do corpo e palmas da mão para cima. 

Para além da posição, preste atenção também nas suas roupas: dificilmente você alcançará boas primeiras experiências de relaxamento se estiver com aquela calça apertada e aquele ferrinho do sutiã te incomodando. Prefira roupas leves!

Experimente horários diferentes

O melhor momento para meditar é aquele que funciona para você. Têm pessoas que preferem fazer logo ao acordar, outras, antes de dormir, e ainda tem quem prefira escolher qualquer outro período do dia. 

No início, pode ser que você precise testar para entender em qual momento consegue manter a mente mais focada e, é claro, não pegar no sono. Por mais que a meditação possa ser relaxante, dormir no meio dela não quer dizer que você conseguiu se concentrar — muito provavelmente significa apenas que você estava muito cansada. 

como começar a meditar
Teste diferentes horários para meditar até encontrar o que melhor funciona na sua rotina.

Crie o hábito!

Uma única sessão de meditação já vai trazer algum nível de benefício para a sua mente, mas assim como os efeitos de uma atividade física ou da alimentação saudável, eles aparecem à medida que a prática for consistente. 

Para desenvolver o hábito, o ideal é encontrar o seu horário favorito e começar a praticar todos os dias nesse mesmo momento. No início pode ser que pareça “mais uma obrigação”, mas com o decorrer do tempo você vai ver que a prática se encaixa completamente na sua rotina e se torna cada vez mais natural.

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de continuar acompanhando o blog da CCM! Aqui compartilhamos informações de qualidade sobre saúde, bem-estar e vida saudável. 

 

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar