skip to Main Content

Entenda quais são os principais perigos do sedentarismo

Entenda quais são os principais perigos do sedentarismo

O sedentarismo está cada vez mais presente na vida dos brasileiros e atinge cerca de 50% da população, segundo dados do IBGE. A falta de atividade física unida a uma má alimentação aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, metabólicas e até crônicas,  diminuindo consideravelmente a qualidade de vida. 

Pensando nisso, preparamos este post para você entender mais sobre os perigos do sedentarismo e como evitar os problemas acarretados por ele. Continue a leitura para descobrir!

 

Banner e-book CCM yoga para começar bem o dia

O que é o sedentarismo?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), sedentário é o adulto que não gasta pelo menos 2.200 quilocalorias (kcal), ou seja, não pratica pelo menos de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica moderada ou de 75 a 150 minutos de exercício intenso ao longo de uma semana. Seja pela falta de tempo, desinteresse ou até indisposição, o sedentarismo é uma doença que vem aumentando em grupos que passam o dia sentados e em frente às telas. 

O sedentarismo entre os jovens chega a  84%, seguido pelas mulheres, com 53,3%. Atualmente, o Brasil é o país com o maior número de sedentários da América Latina e o quinto no mundo, segundo estudo da OMS publicado na revista Lancet.

Esse número tende a aumentar com cada vez mais brasileiros trabalhando em casa e mais adeptos à tecnologia. Mas o que ela tem a ver? Acontece que gastamos cada vez mais nosso tempo no celular, assistindo televisão, mexendo no computador e lá se vão todas as oportunidades de lazer longe das telas. Inclusive, deixamos de lado aquele momento de se movimentar e gastar energia — abrindo margem para o sedentarismo. 

Doenças causadas pelo sedentarismo estão atingindo cada vez mais jovens e mulheres.

Quais são os perigos do sedentarismo?

Independentemente da fase da vida, o comportamento sedentário pode trazer consequências graves. Doenças como diabetes, obesidade, insuficiência cardíaca, osteoporose, depressão, além de situações como colesterol alto e até derrame.. 

Entre outros problemas do sedentarismo, dores nos músculos e nas articulações também estão relacionados. A falta de movimentação corporal faz com que as dores sejam mais frequentes, além da perda de força e resistência muscular. Dificuldades na locomoção, encurtamento dos músculos e até irregularidades nas articulações são reclamações frequentes de pessoas sedentárias.

Como evitar a vida sedentária? 

O discurso de que praticar exercícios físicos ajuda em tudo na nossa vida parece batido, mas não deixa de ser verdade. Encontre uma atividade física que você goste e alinhe a uma rotina saudável, incluindo alimentação equilibrada e uma boa noite de sono.

Na hora de programar o seu dia, mude seus hábitos e teste novas opções: que tal ir trabalhar andando ou de bicicleta ao invés do carro? Se você mora em apartamento, troque o elevador pelas escadas. Um dia de descanso pode contar com um passeio pelo parque, até de bicicleta. 

Além disso, para manter sua saúde sempre em dia e prevenir qualquer tipo de doença, não deixe de ir ao médico e fazer exames de rotina. Qualidade de vida e sedentarismo não estão relacionados, por isso, pensar sempre que envelhecer de forma saudável é a melhor alternativa.

Tire um tempo do seu dia e encontre a atividade física que mais combina com você.

As diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário recomendam que crianças e adolescentes devem fazer pelo menos 60 minutos por dia de atividade

física moderada ao longo da semana. Sendo assim, é importante fornecer apoio e oportunidades seguras para encorajar a nova geração a manter a saúde sempre em dia.

Para adultos, de 18 a 64 anos, recomenda-se que todos devem praticar atividade física regularmente. Para essa faixa etária, incluir exercícios de fortalecimento muscular que envolvem os principais grupos musculares, por exemplo, proporcionam benefícios adicionais à saúde. 

Já em idosos acima dos 65 anos, fazer qualquer tipo de exercício é melhor que nenhum. Atividades multicomponentes, isto é, que enfatizem o equilíbrio funcional e o treinamento de força em três ou mais dias da semana, promovem estabilidade e previnem quedas. 

Benefícios de uma vida ativa

Ter uma vida ativa é repleta de benefícios. Poderíamos criar uma lista infinita de como evitar o sedentarismo pela atividade física e alimentação equilibrada, mas citaremos as três principais vantagens de ter um estilo de vida saudável!

  1. Prevenção de doenças

Cuidar da sua saúde é essencial para a prevenção de doenças. Manter-se fisicamente ativa melhora a concentração, o condicionamento, a autoestima e ajuda a manter seus níveis de colesterol e triglicerídeos em dia. Além de prevenir todas aquelas doenças citadas acima, a probabilidade de sofrer acidentes vasculares e cardíacos diminui. 

 

  1. Reduz o estresse e melhora a saúde mental

Ao praticar exercícios, liberamos a endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e relaxamento. Quando relaxados, temos uma boa noite de sono e diminuímos os níveis de estresse. Em crianças, dormir bem colabora ainda na liberação do hormônio do crescimento. 

Manter nossa saúde mental em dia exige diversos esforços fora da nossa mente. Quando praticamos atividades, estamos melhorando nossa circulação sanguínea cerebral e aliviando os sintomas de transtornos mentais.  

  1. Promove a longevidade 

Diversos estudos comprovam que pessoas que praticam atividade física vivem mais tempo. Exercitar-se promove melhorias em áreas do cérebro consideradas vitais para a memória e o pensamento. A melhora da mobilidade, da capacidade funcional e da qualidade de vida durante o envelhecimento também estão relacionadas. 

 

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar