O mês de outubro é marcado pelo Outubro Rosa, um período dedicado à conscientização sobre…
O que é Ayurveda? Conheça mais sobre o assunto
Vivendo em um mundo cada vez mais agitado e cheio de estímulos, as pessoas vêm buscando formas de encontrar o equilíbrio, para levar uma vida de maior qualidade e elevar o bem-estar… e equilíbrio é uma palavra-chave para a Ayurveda. Siga na leitura deste post para saber o que é Ayurveda e conhecer melhor essa ciência milenar.
Tabela de conteúdo
O que é a Ayurveda
Pode ser que você só tenha ouvido falar na Ayurveda (ou, ainda, Medicina Ayurvédica) nos últimos anos, mas ela é uma ciência oriental milenar, com mais de 5 mil anos de história, que surgiu em uma civilização que hoje corresponde a pedaços dos territórios indiano, paquistanês e afegão.
Seu nome, em sânscrito, significa “ciência da vida” e o seu objetivo é buscar o equilíbrio entre corpo, mente e alma para garantir saúde e bem-estar.
Porém, os valores e propósitos do sistema são ainda mais profundos: viver com harmonia consigo mesmo, com os outros seres vivos e com a natureza.
Para que serve a Ayurveda
Segundo a Ayurveda, tudo é energia. Nosso corpo, todos os outros seres vivos e o mundo à nossa volta — e precisamos cuidar dessa energia com mais atenção e respeito. Hábitos ruins, problemas físicos e emocionais causam desequilíbrios energéticos que reverberam e, quanto mais esse desequilíbrio cresce, maior a chance de desenvolvermos mais doenças: ou seja, uma bola de neve.
As práticas ayurvédicas servem, então, para promover o reequilíbrio energético e nos livrar, aos poucos, das toxinas ambientais, assim como dos hábitos tóxicos e, consequentemente, das doenças físicas e emocionais provocadas por eles. Elas são baseadas em alterações no estilo de vida e são indicadas para todas as pessoas que se interessam pelo assunto e entendem que cuidar da saúde deve ser um movimento constante e atencioso.
Como ela atua
Para identificar as energias que nos regem e buscar o equilíbrio entre elas, a Ayurveda atua dividindo-as nos cinco elementos que regem a vida e a natureza: terra, fogo, água, ar e espaço. Além disso, ela trabalha com base em três doshas (palavra em sânscrito que significa “humor biológico”), que se formam a partir da junção de dois dos cinco elementos e passam a governar o funcionamento do nosso organismo.
Vata, o primeiro deles, está relacionado aos elementos ar e espaço e está ligado ao princípio do movimento: no corpo, na mente e no espírito. Biologicamente, ele influencia os sistemas circulatório, excretor e nervoso.
Pitta é o segundo dosha e se refere aos elementos fogo e água e ao princípio da transformação: mais uma vez, no corpo, na mente e no espírito. Nossa alimentação é transformada pela digestão para fornecer nutrientes (e energia!) ao físico, enquanto nossos pensamentos e emoções também devem ser transformados para que tenhamos conhecimento. Biologicamente, ele está ligado às funções metabólicas e digestivas do corpo.
Kapha, por fim, é o dosha ligado aos elementos água e terra e tem funções de estruturação e lubrificação do corpo. Ele é responsável pela inteligência do corpo e de cada um de seus órgãos, para que eles cumpram suas funções e permitam ao organismo funcionar da maneira adequada.
A presença desses três doshas e de suas energias são fundamentais para nossa existência. Contudo, apesar de toda vida ser regida pelos três, sempre um se apresenta de maneira mais evidenciada, com suas características, pontos fortes e pontos fracos.
Práticas para seguir na rotina
Depois de entender quais os valores da Ayurveda e no que ela se baseia, é a hora de compreender a parte prática: quais são os hábitos que devem ser adotados para cuidarmos da nossa saúde e equilibrar essas energias?
1. Respeite o ciclo circadiano
O ciclo circadiano é o período de 24h em que nosso ciclo biológico se baseia. Por meio da movimentação do planeta, da iluminação, da temperatura e, é claro, da diferenciação entre o dia e a noite, o corpo se organiza. Por isso, para que as energias se equilibrem de maneira adequada, precisamos respeitar esses horários.
Segundo a Ayurveda, viver de acordo com o ciclo circadiano é fundamental para a saúde e a longevidade e isso significa buscar o movimento quando é hora de movimento, o repouso quando é hora de repouso, assim como o respeito aos ciclos da natureza, dando preferência, por exemplo, aos alimentos da época.
2. Comece o dia cuidando de você
A prática do autocuidado ao acordar é outro hábito extremamente recomendado pela medicina ayurvédica. Após uma noite de sono reparadora que, idealmente, termina pouco antes do amanhecer, é muito importante para o equilíbrio energético e para a promoção da saúde física e mental que você não comece o dia na correria.
Faça o possível para organizar sua rotina de modo que você possa dedicar a primeira hora do seu dia inteiramente a você. Acorde com calma, vá ao banheiro (de preferência, comece a regular seu intestino), faça a sua higiene pessoal (sem esquecer da higiene bucal) e, então, busque entrar em contato com emoções positivas por meio de hábitos, como a leitura, a meditação, a criação ou a prática de exercícios físicos.
3. Reconstrua sua alimentação*
Seguir a filosofia ayurvédica passa, também, por reconstruir toda a sua relação com a comida e a alimentação. Quando somos bebês, comemos apenas quando temos fome e alguém nos serve. Enquanto crescemos, no entanto, as convenções sociais nos distanciam cada vez mais das necessidades biológicas do nosso corpo e paramos, aos poucos, de escutá-lo: comemos em horários marcados e sequer pensamos no assunto — ou não comemos.
Quando nos prestamos a entender verdadeiramente o organismo, nos alimentamos de forma mais saudável e regulada. Observe o seu corpo e busque comer quando tem fome: mas fome de verdade, e não aquela ansiedade de pegar um snack a cada momento.
Além disso, privilegie, sempre, comida de verdade, orgânica, natural, fresca, aquela que você compra na feira e não vem em uma lata ou pacote de plástico. Fuja dos industrializados e ultraprocessados.
Por último, mas não menos importante, priorize a alimentação durante o dia. Receber comida agita o organismo, que precisa, também, se preparar para trabalhar com afinco no processo digestivo. O ideal é encaixar todas as suas refeições no período diurno, antes das seis horas da tarde.
*Lembramos, aqui, que essas são as recomendações da medicina ayurvédica! Se você recebeu outras orientações nutricionais de um profissional da nutrição ou da nutrologia, é porque elas fazem sentido para você e o seu momento de vida.
4. Pratique exercícios físicos
O ideal, de acordo com a Ayurveda, é praticar exercícios físicos todos os dias. Isso porque o corpo precisa de movimento para se manter em equilíbrio.
A dica, para encaixar as atividades na rotina, é inseri-las de maneira natural no seu dia a dia: andar mais a pé, subir escadas no lugar de utilizar o elevador, buscar se alongar ao acordar e durante as pausas do trabalho e, até mesmo, dar aquela corrida ou pedalada quando for possível.
5. Insira a meditação na sua rotina
A meditação é o momento de focar no presente e colocar a agitação do mundo (e, consequentemente, da mente) em pausa. É uma prática essencial para a medicina ayurvédica, porque produz o estado de relaxamento e ajuda na construção do autoconhecimento. Segundo as recomendações, deve ser praticada ao menos duas vezes ao dia: logo ao acordar e antes de dormir.
Enquanto a primeira prepara a mente para as atividades do dia, a noturna ajuda a aliviar as tensões e ansiedades para que seja possível alcançar um sono reparador.
6. Leve seus momentos de descanso a sério
Descansar é preciso! Segundo a medicina ayurvédica, devemos dividir nossos dias em três grupos de 8h, e dedicar um desses grupos integralmente ao repouso. Para atingir um sono reparador, é preciso se preparar para o descanso, adotando hábitos de higiene do sono, como evitar a exposição a luzes fortes (especialmente a das telas), ingerir apenas alimentos leves e buscar atividades relaxantes como a leitura e a meditação.
Nós, da CCM, também levamos qualidade de vida a sério! Se você se interessa por esses assuntos, continue acompanhando nosso blog. Por aqui, falamos sobre saúde, bem-estar, alimentação, exercícios, moda e muito mais.
Para receber os conteúdos em primeira mão na caixa de entrada do seu e-mail, basta se inscrever na nossa newsletter, preenchendo o formulário abaixo.
Este artigo tem 0 comentários