skip to Main Content

Como começar a pedalar? Confira 6 dicas

Como Começar A Pedalar

A bicicleta vem ganhando cada vez mais adeptos por ser um exercício dinâmico e divertido que pode servir para passear, para relaxar, para treinar e até mesmo como meio de transporte. Segundo reportagem do Jornal USP publicada em outubro de 2020, a pandemia impulsionou ainda mais a prática do ciclismo.

Se você também quer entrar nessa, este post é para você. Siga na leitura para conferir os benefícios de andar de bicicleta e, também, dicas de como começar a pedalar com segurança e conforto. 

Benefícios de andar de bicicleta

Além de ser extremamente versátil, o hábito de andar de bicicleta traz diversos benefícios para a saúde física e mental. As pedaladas proporcionam bem-estar, já que fazem com que o organismo libere endorfina e serotonina, os hormônios ligados ao prazer e à sensação de relaxamento — e isso só por conta do exercício físico. 

Se você tiver a possibilidade de pedalar em um parque com bastante verde ou na orla da praia, por exemplo, o contato com a natureza e a respiração ao ar livre certamente ajudam a reforçar essa sensação.

como começar a pedalar
Andar de bicicleta aumenta a sensação de prazer e bem-estar, principalmente se for ao ar livre!

Na parte física, os benefícios definitivamente não ficam para trás: o ciclismo contribui, e muito, com a saúde do corpo. Por ser um exercício que exige bastante dos músculos, andar de bicicleta frequentemente aumenta o tônus muscular e ajuda a ganhar massa magra. Ele também acelera o metabolismo, o que colabora com processos de emagrecimento e faz com que a queima das gorduras ruins seja mais rápida, diminuindo as taxas de colesterol.

Por ser uma atividade física de baixo impacto, o ciclismo não prejudica as articulações — pelo contrário, é uma prática bastante efetiva para quem precisa se recuperar delas. 

Depois de tantos benefícios, nós temos certeza de que você vai querer sair pedalando de uma vez! Antes disso, atente-se às nossas dicas.

Como começar a pedalar com segurança?

Sim, pedalar é muito gostoso, mas é importante ficar de olho em algumas questões que te proporcionarão mais conforto e segurança durante a prática.

1. Pesquise e escolha a sua bike

Bicicleta não é tudo igual. Existem diversos modelos bem diferentes entre si e que certamente farão bastante diferença na sua jornada. Para começar a escolher, é importante pensar em qual é o tipo de ciclismo que você pretende praticar.

Se procura utilizar a bike na sua cidade, em ruas e ciclovias, não é necessário comprar um modelo de última geração e cheio de aparatos. No entanto, se você já mira a ideia de participar de competições ou se aventurar em trilhas, é preciso tomar mais cuidado com itens como a suspensão, a marcha e o freio.

Outra dica é: se você não conhece muito sobre o assunto, evite comprar pela internet sem experimentar. Visite lojas físicas para, ao menos, sentar na bicicleta e entender se ela tem o tamanho ideal e se oferece conforto o suficiente para você. Imagina não aguentar mais de 15 minutos de passeio por causa de desconforto? 

como começar a pedalar - escolha a sua bicicleta
Se você não entende muito do assunto, prefira adquirir sua bike em uma loja física para poder experimentar diferentes modelos.

2. Aprenda a lidar com pequenos problemas mecânicos da bicicleta

Você não precisa se tornar um especialista, mas se já fez auto-escola sabe que uma das partes das aulas teóricas é focada em ensinar como resolver pequenos problemas que podem acontecer com o carro para que você saiba o que fazer em uma emergência. É bacana saber algumas dicas de como consertar a bicicleta antes de sair com a sua por aí.

É bacana entender ao menos um pouco sobre o funcionamento da bike para saber como lidar com um pneu vazio ou furado, como consertar a corrente e, até mesmo, saber se o sistema de frenagem está nos conformes

Para além de te ajudar em uma emergência, esses conhecimentos são importantes para que você saiba checar se está tudo ok com a bicicleta antes mesmo de sair com ela para evitar intercorrências ou até mesmo acidentes durante o trajeto.

3. Comece pedalando por lugares conhecidos e tranquilos

É o seu primeiro dia com a bike e você já vai encarar o trânsito das 8h da manhã com ela, em uma grande cidade. Essa não parece uma boa ideia, certo? É preciso, primeiro, se acostumar com a atividade e pegar as manhas antes de se jogar em situações mais complicadas como andar no meio dos carros.

No início, para pedalar com segurança, recomendamos que opte por lugares seguros e controlados, como um parque ou uma ciclovia. Se você está ansiosa para utilizar o ciclismo não apenas como exercício e lazer, mas também como meio de transporte, comece percorrendo trajetos curtos ao redor da sua casa e apenas por ruas bem conhecidas. Amplie o repertório somente quando sentir que já ganhou segurança e experiência o suficiente!

como começar a pedalar
Antes de se jogar no trânsito do dia a dia com sua bicicleta, experimente situações mais controladas, como pedalar em parques ou em ciclovias.

4. Mantenha-se hidratada

Se você estava esperando por essa dica, saiba que ela chegou! É impossível redigir qualquer lista de dicas sobre práticas de exercício, saúde ou bem-estar que não inclua prestar atenção na hidratação e beber água o suficiente.

Andar de bicicleta é uma atividade que exige certa resistência do organismo e, portanto, é essencial cuidar do nível de água no corpo. Além dos dois litros diários de água recomendados na rotina, nunca saia com sua bike sem uma garrafinha a postos e procure beber o líquido com frequência, sem esperar que a sede apareça.

A sede, afinal de contas, já é um sinal de desidratação e é melhor que você nem precise chegar nesse ponto. Lembre-se: ao andar de bicicleta você não deixa de estar conduzindo um veículo e precisa garantir que está bem o suficiente para isso, tanto pela própria segurança quanto pela das pessoas que estão em volta.

5. Respeite seus limites

Ouvir o seu corpo é sempre muito importante, mas ao começar um exercício novo é fundamental dobrar essa atenção. Não dá para levantar do sofá de repente e sair para pedalar por cinco horas logo de cara, não é mesmo? Habitue o seu físico aos poucos à nova atividade e respeite os limites dele.

É possível e provável que as dores musculares apareçam ao longo das primeiras práticas e, caso isso aconteça, dê ao seu corpo as pausas necessárias para que ele possa se recuperar

Acredite: aos poucos ele se habitua e você não vai nem lembrar que já pareceu impossível pedalar todos os dias

6. Utilize roupas, acessórios e equipamentos de segurança adequados

Para que você possa pedalar com conforto e segurança, é preciso prestar atenção em sua roupa e nos equipamentos! O capacete é o item que não pode faltar de jeito nenhum, para que você proteja sua cabeça em eventuais quedas. Assim como no momento de comprar a bicicleta, é interessante que você teste diferentes modelos para encontrar algum em que se sinta mais confortável.

É importante que ele tenha qualidade garantida, é claro, e que ofereça boa ventilação — ninguém merece pedalar sentindo um forno na própria cabeça, não é mesmo? 

Além disso, as luvas são uma boa dica para que a sua prática seja mais confortável, já que é preciso estar o tempo todo segurando no guidão e isso pode incomodar um pouco. Elas também são grandes aliadas em momentos de queda, já que evitam que você rale e machuque as suas mãos.

Em relação às roupas, o ideal é privilegiar peças que te ofereçam liberdade de movimento! Na CCM você encontra o que há de mais moderno na moda fitness, produzido com tecidos de qualidade e de acordo com as mais atuais tendências de estilo. Para conhecer todas as opções, é só clicar no banner abaixo!

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar