skip to Main Content

Dopamine dressing: você já ouviu falar nessa tendência?

Dopamine Dressing Imagem Destacada

A moda acompanha os acontecimentos do mundo e se baseia neles para retomar e repaginar tendências de outras épocas. Um exemplo disso é o dopamine dressing, apontado pelo Pinterest Predicts como uma das estéticas chave para 2022.

Após dois anos de pandemia e isolamento social, nada melhor do que se vestir para ser feliz, não é mesmo? E é justamente com essa ideia que o dopamine dressing, em 2022, se fortalece cada dia mais. Quer entender melhor do que estamos falando? Então, vem com a gente e siga a leitura deste texto!

O que é dopamine dressing

O dopamine dressing tem como premissa a ideia de se vestir para ser feliz. A tendência cresceu no cenário pós-pandemia e leva esse nome porque faz referência à dopamina, neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer e alegria no organismo.

De acordo com a matéria publicada pelo Fashion is Psychology, as roupas são uma ferramenta muito utilizada pelas pessoas para aliviar emoções negativas e melhorar o bem-estar. Por isso, ao utilizar um look que gosta, você imediatamente se sente animada. É justamente essa sensação que está diretamente ligada à dopamina, liberada pelo córtex pré-frontal.

Mulher sorrindo com uma roupa listrada amarela
A premissa principal do dopamine dressing é se vestir para ser feliz!

A tendência também tem como base a psicologia das cores, conceito amplamente utilizado na moda e na comunicação. Por esse motivo, uma das principais características do dopamine dressing é o uso de tons vibrantes e alegres, como laranja, vermelho, roxo-orquídea e pink.

No relatório do Pinterest, o dopamine dressing é descrito como “um arco-íris no guarda-roupa”. A ideia é incentivar o uso de peças coloridas, divertidas e democráticas.

Mas precisamos reforçar que, quando o assunto é se vestir para ser feliz, o seu gosto pessoal deve falar mais alto! Se um look all black te deixa animada e feliz, pode se jogar sem medo! No fim das contas, o mais importante é vestir aquilo que faz você se sentir bem na própria pele.

Dopamine dressing e o cenário pós-pandemia

Com o retorno gradual das atividades presenciais, após dois anos de isolamento social, não é nenhuma surpresa que estéticas extravagantes e coloridas tenham se tornado muito comuns no universo da moda. Como mencionamos no início do texto, o setor reflete o que está acontecendo no mundo.

Explicando melhor a questão, durante a pandemia, os sentimentos predominantes eram o medo e a preocupação com o futuro da população e do planeta. Agora, gradualmente, o retorno de eventos presenciais e a possibilidade de interagir fisicamente com outras pessoas afloram a esperança de dias melhores e mais felizes.

Dopamine dressing na CCM
O retorno das atividades presenciais, após dois anos de isolamento, impulsionou a expressão da alegria por meio de roupas coloridas e vibrantes.

É nesse contexto de esperança que a moda surge como uma ferramenta para alegrar ainda mais nossos dias. Faça o teste: coloque o seu look preferido e, de preferência, aquele em cores vivas e alegres, e repare como se sente ao se olhar no espelho. Uma dose instantânea de dopamina consegue tomar conta do seu corpo, não é mesmo?

Como usar o dopamine dressing no dia a dia?

Se você gostou dessa estética e quer investir em looks que dão um up na dopamina, antes de mais nada, escolha suas roupas favoritas, aquelas que você vê no guarda-roupa e se sente imediatamente feliz. Além disso, vale a pena apostar em looks arco-íris, misturando diversas cores para um resultado divertido e criativo!

E se você não sabe como combinar cores, separamos algumas sugestões infalíveis, dá uma olhada:

  • Azul + laranja
  • Roxo + verde
  • Rosa + azul
  • Roxo + amarelo
Mulheres ao ar livre utilizando roupas estampadas
Cores, estampas, texturas e brilhos são sinônimos do dopamine dressing.

Peças texturizadas, metalizadas e com aplicações de brilhos e pedrarias também são ótimas opções — aproveite a febre dos paetês e brilhe sem medo!

Outras escolhas certeiras são as roupas estampadas e o mix de estampas. Mas se você é do time das peças lisas e monocromáticas, não se preocupe! Que tal criar um conjuntinho color block com nuances diferentes de uma mesma cor?

Com relação à modelagem, as peças oversized são as rainhas! Isso porque, além de superestilosas, elas são confortáveis e permitem o movimento do corpo — fica mais difícil se sentir feliz com uma roupa apertada e desconfortável, não é mesmo?

Se você quiser ir além, incorpore o dopamine dressing nas suas makes, seja fazendo um esfumado colorido ou escolhendo um ponto focal para incluir um tom vibrante — como um batom intense, blush lateral ou um cantinho interno com uma sombra neon!

Na CCM, você encontra inúmeras peças coloridas e vibrantes para trazer ainda mais alegria, criatividade, conexão e movimento para os seus dias! Da moda esportiva à casual, queremos acompanhar você e fazer seus dias felizes e energéticos. Para conferir tudo isso de pertinho e tornar o dopamine dressing parte da sua vida, acesse a loja clicando no banner abaixo.Banner loja CCM

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar