O mês de outubro é marcado pelo Outubro Rosa, um período dedicado à conscientização sobre…
9 esportes divertidos que você precisa conhecer!

Os esportes divertidos são a solução perfeita para quem quer começar a se movimentar, mas não gosta de modalidades mais tradicionais, como a musculação. Eles podem ser praticados ao ar livre, em estúdios ou mesmo em casa e são a garantia da endorfina lá em cima!
Neste post, listamos nove opções para você testar e começar a mexer esse corpinho! Para saber mais, continue a leitura!
Tabela de conteúdo
1. Spinning
O spinning nada mais é do que uma aula de ciclismo indoor, ou seja, em áreas internas, normalmente ministrada em estúdios especializados ou academias. Além de pedalar, os alunos seguem coreografias e, ao longo da sessão, aumentam o peso da máquina — de acordo com os limites de cada um, é claro!
Por ser uma prática aeróbica intensa, o ideal é que seja realizada com acompanhamento profissional. Além da perda calórica, ela tonifica, principalmente, os músculos inferiores. É também excelente para melhorar o condicionamento físico e a saúde cardiovascular.

2. Pole dance
O pole dance tem ganhado muito reconhecimento nos últimos tempos. A prática exige consciência corporal, força e flexibilidade — se acredita não possuir algumas dessas características, saiba que, pouco a pouco, elas vão melhorando. É possível encontrar diferentes modalidades e, por envolver acrobacias e coreografias, é muito importante que você esteja sempre acompanhada de uma professora.
Além dos benefícios já citados, o pole dance promove melhora da memória, tonificação muscular e conexão com o próprio corpo, tudo isso por meio de um processo de empoderamento e descoberta da própria sensualidade.
3. Surf
Para quem vive em cidades praianas, as aulas de surf são uma ótima escolha de exercício divertido para praticar, principalmente no verão! E não se preocupe se você é iniciante, já que a instrutora ou instrutor vai te acompanhar durante todo o processo. Aos poucos, você com certeza vai desenvolver as habilidades necessárias para pegar ondas incríveis!
Com relação aos benefícios, além da melhora do condicionamento físico, por ser um esporte praticado ao ar livre, é ótimo para reduzir o estresse, já que você fica em contato direto com a natureza.
4. Stand up paddle
O stand up paddle é outra ótima opção para quem vive em áreas litorâneas ou está viajando e quer praticar esportes divertidos! A ideia, basicamente, é ficar em pé sobre uma prancha e se locomover com a ajuda de um remo.
Para que isso seja possível, o stand up paddle precisa ser praticado em águas calmas, como lagos, rios e praias sem ondas. Os principais benefícios são a melhora do equilíbrio e da concentração, além da redução do estresse.
Aproveite o finalzinho da tarde para subir na prancha e apreciar um pôr do sol daqueles!

5. Patinação
Andar de patins é uma ótima pedida para quem quer praticar esportes divertidos, principalmente em família. Crianças, adolescentes e adultos podem participar, desde que tenham os acessórios necessários — a proteção é indispensável, hein!
A patinação não só promove perda de calorias, mas melhora o equilíbrio e o condicionamento físico, tonifica os músculos e, no caso de aulas que envolvem dança, joga a energia lá em cima!
6. Zumba
Se você ama dança, precisa começar a fazer Zumba! A modalidade é uma das melhores atividades físicas para quem gosta de práticas dinâmicas e divertidas.
Normalmente, a Zumba envolve músicas latinas, como o reggaeton, e coreografias que misturam passos de dança e exercícios aeróbicos. Por esse motivo, é ideal para quem quer melhorar o condicionamento físico e a saúde cardiovascular de um jeito leve e contagiante!

7. Pilates
Criada por Joseph Pilates, a modalidade — que leva o nome de seu fundador — utiliza os conceitos da Contrologia (método holístico que tem por objetivo o controle do corpo e da mente) para promover melhora na postura e equilíbrio, flexibilidade, tonificação dos músculos, redução de dores lombares, entre muitos outros benefícios.
O pilates é praticado com o auxílio de máquinas e acessórios, como o Cadillac, o Reformer e a Step Chair. Normalmente, os exercícios utilizam apenas o peso da pessoa, o que faz com que a consciência corporal melhore. Afinal, você precisa estar totalmente concentrada e conectada consigo para realizar os movimentos de maneira correta.
Em estúdios especializados, é praticado com o acompanhamento de uma instrutora ou um instrutor. Mas se você tem curiosidade e alguns acessórios em casa, pode começar com aulas mais básicas, seguindo vídeos no YouTube e também em aplicativos de exercícios. Dá uma olhada no vídeo abaixo, do canal Autoridade Fitness, para entender do que estamos falando!
8. Step
O step é uma modalidade aeróbica que melhora a saúde cardiovascular, a coordenação e o condicionamento. O nome é derivado do acessório utilizado nas aulas, que nada mais é do um pequeno degrau (em inglês, step).
Assim como outras modalidades aeróbicas, como o spinning e a Zumba, o step conta com coreografias, tornando-o ainda mais divertido! Contudo, é preciso ter cuidado para não tropeçar no degrau durante as aulas e, idealmente, deve ser sempre feito com o auxílio de um instrutor.
9. Yoga
A yoga é uma prática que existe há milhares de anos e é muito conhecida pela capacidade de reduzir o estresse, já que a premissa básica é concentrar-se no momento presente. Dentre os vários benefícios conhecidos, podemos citar o aumento da força e flexibilidade, melhora de dores na coluna, além da conexão entre corpo e mente.
Atualmente, conseguimos encontrar inúmeros tipos de yoga. Você pode escolher a sua modalidade preferida e praticá-la com o auxílio de profissionais, ou em casa, acompanhando aulas no YouTube ou em apps.
E não se preocupe! Se você está começando a se movimentar, existem diversas aulas rápidas (de apenas 20 minutos) para iniciantes. E, com tempo e aprimoramento, vai conseguir evoluir para versões intermediárias e avançadas, respeitando sempre os limites do seu corpo.
Olá! Gostaria de deixar registrado o quanto foi ótimo ler o seu artigo.
Sempre estou em busca de informações que possam me ajudar.
Seu artigo me trouxe uma série de dicas valiosas, que certamente irei colocar em prática em meus treinos.
Achei seu texto muito bem estruturado e informativo, abordando de forma clara.
Enfim, queria parabenizá-los pelo excelente trabalho e agradecer por compartilhar seu conhecimento conosco.
Obrigado! Deixo meu site para futuras parcerias. https://melhordosguias.com.br/ temos conteúdos que possam ajudar os seus leitores também.